O bairro Canaã é originado de um loteamento feito em parte das terras que pertenciam à “Fazenda Barra Grande”, de propriedade de Pedrinho Soares, que foi adquirida em 1950 por Selim José de Salles e renomeada “Fazenda Bethânia”.
O loteamento foi feito pela Imobiliária Sotil, de Pedro Linhares, que tinha um escritório onde é hoje a escola Hugo Duarte Coutinho. O projeto manteve uma antiga rede de alta-tensão no canteiro central entre a avenida.
Segundo versão bíblica, a Terra Prometida, da qual se apossaram os israelitas comandados por Josué, chama-se Canaan ou Canaã. Foi com esse sentido que foi dado o nome de Canaã ao bairro. Suas ruas receberam nomes bíblicos, de acordo com o Decreto Nº 528, de 22 de março de 1974.
O Canaã tem como ponto inicial e final o encontro do Córrego Taúbas com o Ribeirão Ipanema. Sobe pelo Córrego Taúbas até o eixo da Av. JK; segue pelo eixo desta avenida até o eixo da Rua Levítico; sobe a Rua Levítico até o divisor de vertentes da montanha que separa os bairros Canaã e Jardim Panorama; segue pelo espigão divisor de vertentes até o encontro dos eixos da Rua Messias e Av. Galiléia; deste ponto sobe pelo divisor de vertentes da montanha; segue este divisor até o limite intermunicipal com Mesquita; segue pelo limite do município até o eixo da Linha de Transmissão da Av. Paris; desce pelo eixo da Linha de Transmissão até o eixo da Av. Nazaré; segue deste ponto até o ponto P 60 (51350; 29360); deste ponto segue até o encontro do ponto 59 (61160; 29590); deste ponto segue pelo divisor de vertentes do morro que separa Canaã e Vila Celeste até o eixo da Rua Albatroz; segue por esta rua até o encontro do eixo da Rua Gaivotas; segue pelo eixo da Rua Gaivotas até a Rua Estorninho, prosseguindo entre os lotes 692 e 48 até o Ribeirão Ipanema; segue pela margem esquerda do Ribeirão Ipanema até o encontro com o Córrego Taúbas, ponto inicial.
- Área (km²): 2,8
- Habitantes (censo 2010): 28 510
. Mulheres: 13 610
. Homens: 14 900
- Domicilios particulares: 6 542
- Rendimento mensal médio (R$): 603,66
BAIRROS DE IPATINGA
Em 2010, Ipatinga era composta por 35 bairros oficiais, (incluindo o distrito de Barra Alegre), distribuídos entre suas nove regionais; além de povoados rurais, do distrito industrial, de loteamentos e bairros não-oficiais. Segundo o IBGE, o mais populoso era o Canaã, localizado na Regional V, reunindo 28 510 habitantes, sendo seguido pelo Bethânia (Regional VI), com 27 970 pessoas, e pelo Veneza (Regional IV), com 20 785. Com 50,4 km², o Ipaneminha possuía a maior área, sendo que a Regional IX, na qual está situado, compõe a zona rural ipatinguense. O maior rendimento mensal médio por responsáveis dos domicílios era de R$ 4 437,47, do bairro Castelo.
A atual divisão de Ipatinga segue legislação do ano de 1980. Apesar de ser a cidade mais populosa da Região Metropolitana do Vale do Aço, é a que possui a menor quantidade de bairros dentre os três principais municípios; Coronel Fabriciano possui 63 e Timóteo 39. O desenvolvimento de muitos bairros de Ipatinga deve-se primeiramente à construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Com ela começaram a vir os primeiros habitantes do município e do Vale do Aço. Através dos trilhos da estrada de ferro fixaram-se na região operários e viajantes de várias partes de Minas Gerais e até de diferentes lugares do Brasil; que nela se instalaram em busca de emprego na região. Entre as décadas de 1940 e 1960 também ocorreu outro grande crescimento em decorrência da instalação das grandes empresas locais, como a Cenibra, a atual Aperam South America (antiga Acesita - "Aços Especiais Itabira" - localizada na cidade de Timóteo) e principalmente a Usiminas, localizada no próprio município, que foi emancipado em 1964.
Fonte: "IPATINGA Cidade Jardim" - José Augusto Moraes
VÍDEO IPATINGA 1973: Desenvolvimento gerado pela Usiminas na cidade de Ipatinga. Inauguração da Carpintaria e Oficina Mecânica, do Cemitério Parque Nossa Senhora da Paz, da Estação Repetidora, da Cidade dos Meninos e de duas pontes de concreto, obras realizadas pelo prefeito Darcy de Souza Lima.
VÍDEO IPATINGA 2011: Filhos de Ipatinga contam a história da cidade
VÍDEO IPATINGA 2009: Documentário 45 Anos de Ipatinga - HD. Documentário sobre a cidade de Ipatinga-MG que comemorou seus 45 Anos em 29 de Abril de 2009.
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br