Ipatinga, 18 de Dezembro de 2014
Cidade

FESTIVAIS DE IPATINGA - Capítulo II

O festival tinha o apoio do então diretor, José Amilar da Silveira, e de uma equipe de professores da escola.
FESCAP – FESTIVAL ESTUDANTIL DE MÚSICA DO CSFX

Inspirado no Fecapi, o CDC - CSFX – Centro de Difusão Cultural do Colégio São Francisco Xavier –, sob a supervisão de João Damasceno Ribeiro, realizou durante alguns anos, no final da década de 1970 e início da década de 1980, o Festival Estudantil de Música do CSFX.

O festival tinha o apoio do então diretor, José Amilar da Silveira, e de uma equipe de professores da escola. Era realizado na antiga quadra coberta do colégio, no bairro Cariru, e reuniu, desde o começo, um grande público da região. Washington Feitosa, que era aluno do colégio, iniciou então a sua carreira de produtor cultural.

Os concorrentes desses festivais eram estudantes do CSFX, que podiam ter pessoas da comunidade como intérpretes e parceiros nas composições. Um grupo de professores da escola que possuía conhecimento de música e de português fazia uma pré-seleção das músicas inscritas, e a seleção final era realizada durante a apresentação ao vivo por um júri constituído de especialistas e amantes da música.

Alguns dos professores da equipe do CSFX: Matozinho Luzia de Souza, Jarbas Martins Rocha, Eliane José de Moraes Santos, Jonil Monteiro, Suzana Gouveia, Ione Franco, Maria Inês, Verinha Lima e Sandra Pitanga, além da Eny (Irmã Leônia), orientadora educacional.

O festival era apresentado pela professora Eliane Santos e sucessivos convidados, como Ademar Pinto Coelho, Cláudio Salvador, Matozinho Luzia de Souza e Jarbas Martins Rocha. Revelou talentos, entre os quais: Anderson Nazareth, que era aluno do CSFX; Fábio Monteiro; Sóstenes; Isa Gravina e o Grupo Cacaia; as irmãs Tavares, Íria e Míriam.

RECITAIS DE POESIA E MÚSICA CLÁSSICA, O FESTEMIX E OS SHOWS

O Centro de Difusão Cultural do CSFX organizou nessa época os Recitais de Poesia e Música Clássica, em parceria com a recém-criada Academia de Letras de Ipatinga e, posteriormente, o Clube dos Escritores de Ipatinga – Clesi.

Os eventos contavam com a participação de escritores, músicos e atores da região, professores e alunos do colégio, além da comunidade local. Foram realizados inicialmente na antiga Igreja Sagrado Coração de Jesus, anexa ao Colégio São Francisco Xavier (atual Teatro Zélia Olguin), e depois no Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga – Sindipa – e na antiga quadra coberta do CSFX (demolida posteriormente).

O CSFX também promoveu grandes shows com artistas famosos: Zé Ramalho e Gonzaguinha, no campo de futebol da escola; Marco Antônio Araújo, Banda de Pau & Corda e João Bosco, no antigo Cine Horto.


Fonte: Coluna “IPATINGA Cidade Jardim - 50 ANOS” – Diário do Aço – 1º de Setembro de 2013


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br