IPATINGA - A Prefeitura de Ipatinga vai abrir inscrições, de 20 de outubro a 28 de novembro, para projetos voltados à preservação de bens tombados pelo patrimônio histórico do município. Conforme edital publicado nesta sexta-feira (03/10), trata-se de recursos do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural (Fumpac), em parceria com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga (Comphai).
Antes do início do prazo de inscrições, técnicos da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer vão promover duas oficinas de orientação sobre o processo, repassando informações detalhadas aos interessados. As reuniões serão realizadas na Biblioteca Zumbi dos Palmares, nos dias 14, às 18h30, e 17 de outubro, às 13h.
Serão selecionados no mínimo dois projetos de preservação de bens imóveis que fazem parte do patrimônio histórico e cultural da cidade. Ao todo, Ipatinga possui 16 bens tombados, entre eles 14 são edificações que marcam momentos importantes da formação e das tradições do município.
CLIQUE E VEJA a história da "Estação Memória Zeza Souto"
O edital apresenta, ainda, duas categorias que deverão ser seguidas pelos proponentes. Uma de “Projetos complementares e reforma”, para reforço de fundações e estruturas dos imóveis, incluindo instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas, drenagem, telefonia, climatização e exaustão, prevenção e combate a incêndio. A outra é “Segurança de bens culturais”, para implantação de sistemas de segurança patrimonial e de proteção contra sinistros e descargas atmosféricas, além de intervenções emergenciais.
Todas as informações do edital, inclusive anexos e formulários, podem ser acessadas no Portal do Cidadão – www.ipatinga.mg.gov.br, na barra à esquerda da página em “Cultura” e na seção “Últimas Notícias”. Mais informações pelo telefone (31) 3829-8059.