ABRAHAM LINCOLN: Ex- presidente dos EUA Abraham Lincoln e a mensagem secreta em seu relógio
ABRAHAM LINCOLN: Em 1861, nos Estados Unidos, as forças confederadas (estados confederados que defendiam a escravidão) exigiam que as tropas da União evacuassem o Forte Sumter, na Carolina do Sul. Com a recusa das tropas da União, as forças confederadas abriram fogo contra o Forte nos dias 12 e 13 de abril, dando início à Guerra Civil Americana.
O imigrante irlandês Jonathan Dillon, relojoeiro que naquele mês de abril estava responsável pelo conserto do relógio de Abraham Lincoln, foi informado que o primeiro tiro da Guerra Civil havia sido disparado. Dillon então abriu o mostrador do relógio e com um instrumento afiado escreveu sobre o metal:
13 de abril de 1861
O Forte Sumpter foi atacado pelos rebeldes na data acima. J. Dillon.”
13 de abril de 1861
Graças a Deus temos um governo. Jonth Dillon”
O relojoeiro divulgou a história da mensagem secreta no ano de 1906, ao The New York Times. A entrevista dada por Dillon, já com 84 anos, não foi levada tão a sério. No entanto, em 2009, o tataraneto de Dillon decidiu procurar os atuais detentores do relógio de Lincoln, o Museu Nacional de História Americana, para que pudessem verificar a autenticidade da história. O Museu decidiu verificar o interior do relógio e toda a história foi confirmada.
Abraham Lincoln nunca soube da mensagem escrita por Dillon, levando-a consigo até seus últimos dias de vida. Atualmente, o relógio ainda permanece em exposição no Museu Nacional de História Americana.