IPATINGA: Ficha de cadastro do Rotary Club de Ipatinga do pioneiro ROMERO JOSÉ SANTOS DO VALE. Nascido em Nova Lima - MG, dia 7 de setembro de 1942. Romero casou-se com Marilda de Araújo Santos Vale, dia 3 de dezembro de 1967 e tiveram um filho, Cleizer Vale (nascido em Ipatinga). Cleizer casou-se com Ana Carolina Albeny Coelho e juntos tem um filho, Miguel.
SOCIEDADE DOS AMIGOS DE IPATINGA“Ipatinga, para mim, foi um amor à primeira vista, e vim para ficar. Tinha 19 anos de idade e um futuro promissor pela frente. Minha primeira participação na comunidade foi na Sociedade dos Amigos de Ipatinga, entidade que articulava a emancipação político-administrativa do distrito.
LUTAS PELA ACIAPINo dia 21 de março de 1966, foi fundada a Associação Comercial de Ipatinga, onde fui dos sócios fundadores. O primeiro presidente eleito nessa entidade foi João Lamego Netto, que não chegou a tomar posse, pois se tornaria inelegível em suas pretensões políticas. Assumiu em seu lugar o vice, Vicente Ribeiro.
Em 1975, assumi a presidência da Aciapi, quando ajudei a fundar o Clube de Diretores Lojistas(CDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito - SPC. Como presidente, em 1977, articulei a transformação do posto de serviços do Banco do Brasil em agência autônoma, com o apoio de Luiz Verano. Cinco anos depois, em função do desenvolvimento da cidade, Ipatinga ganhava uma agência metropolitana do Banco do Brasil. Outra participação foi na criação da Companhia Telefônica de Ipatinga, em 1968, da qual fui um de seus diretores.
IPAMINAS, ROTARY CLUB E POLÍTICAFui sócio-fundador do Ipaminas Esporte Clube e rotariano durante alguns anos. Lancei Jamil Selim de Salles como candidato a prefeito de Ipatinga, em 1965. Na primeira disputa, pela UDN, Jamil perdeu para Fernando dos Santos Coura, do PSD. Após a extinção da Arena, em 1978, encerrei minha participação na política, dando oportunidade para os mais novos.
DESENVOLVIMENTO SOLIDIFICADOComo presidente da comissão pró-construção do Paço Municipal e da Estação Rodoviária, defendi e consegui que as edificações fossem instaladas onde estão até hoje. As construções fizeram com que o Centro de Ipatinga tivesse um desenvolvimento solidificado, acabando de vez com os pequenos barracões de tábua que haviam no local.”
VEJA a biografia completa de "ROMERO JOSÉ SANTOS DO VALE"
Fonte: Coluna “IPATINGA Cidade Jardim - 50 ANOS” – Diário do Aço – 8 de dezembro de 2013 e Coletãnea "IPATINGA Cidade Jardim" (José Augusto Moraes)