GALERIA DE FOTOS
Tigre aposta em ‘nômade da bola’

IPATINGA F. C.: Marco Túlio foi uma das principais contratações do Ipatinga para a temporada
IPATINGA – Quando se profissionalizou no Cruzeiro em 1997, o meio-campista Marco Túlio, hoje com 31 anos, não imaginava que sua carreira seria tão cosmopolita. O jogador, que atuou em dez países diferentes, incluindo o Brasil, se tornou uma das principais contratações do Ipatinga para a disputa do Campeonato Mineiro do Módulo II.
Marco Túlio é um legítimo poliglota. Fala cinco idiomas: inglês, português, espanhol, japonês e grego. Além de jogar por vários clubes do interior brasileiro, o camisa 10 atuou no futebol do Japão, Bolívia, Hungria, Kuwait, Grécia, Bulgária, Azerbaijão, Malásia e Ilha de Malta.
Para o atleta, as vantagens de ser um poliglota são muitas. “Para o jogador facilita muito falar vários idiomas. Ele pode se virar em vários lugares. Dominar cinco idiomas é um dos legados da minha carreira como jogador”, comenta Marco Túlio.
O jogador diz que sempre aproveitou o que pode de cada cultura e não mudaria em nada sua turnê pelo mundo. “Eu me considero um nômade da bola. Não me arrependo de nada. Eram os planos que Deus tinha para mim. Procurei aproveitar e extrair o máximo de cada local por onde passei. Foi muito bom, apreciei culturas diferentes”, afirma.
Na visão de Marco Túlio, a valorização do jogador profissional é maior no exterior do que no Brasil. “Eu mesmo fui mais valorizado lá fora”.
Fonte: Repórter Bruno Jackson - www.jvaonline.com.br