Ipatinga, 17 de Janeiro de 2019
LINHA DO TEMPO

28 DE ABRIL DE 1983

Foi inaugurada, a RÁDIO 95FM. Entrou no ar em primeiro de novembro de 1982



Antiga logomarca da RÁDIO VANGUARDA-FM DE IPATINGA


IPATINGA - Foi inaugurada, a RÁDIO 95FM. Entrou no ar em primeiro de novembro de 1982, em caráter experimental. Ela pertence à Rádio Vanguarda do Vale do Aço LTDA. Primeiramente foi adotado para à emissora o nome da Vanguarda acrescentando só o FM, com o decorrer do tempo, definindo mais sua identidade, adotou o nome de RÁDIO 95 FM. No início de suas atividades a 95 FM ocupou o mesmo prédio da Rua Itajubá, 80 em que funcionava a Vanguarda AM. Este número é exatamente ao lado do 62, onde funcionam hoje as duas emissoras. Funcionou experimentalmente de 01 de novembro de 1982, até 28 de abril de 1983. Entretanto, começou emitir sua programação normal e comercialização em 01 de dezembro de 1982. A inauguração ficou para abril, para coincidir com o aniversário da cidade. Houve dificuldade para formar o quadro de locutores, já que havia um estilo no AM, diferente do FM.

Quanto à publicidade não houve dificuldade em sua captação. Os empresários já estavam abertos àquela modalidade de radiodifusão. Quanto aos equipamentos a indústria nacional já estava apta a atender ao mercado.

A população reagiu com entusiasmo por ser a RÁDIO 95 FM uma emissora essencialmente musical. Havia um conceito que o FM teria uma programação de qualidade e que atingiria a um público acima de 25 anos. A teoria era uma programação suave e uma MPB de cantores e compositores consagrados pela crítica, considerando a faixa estaria do público que se supunha ser das classes sociais A e B. Chico Buarque, Caetano, Gal, Betânia, dentre outros eram os favoritos. Os locutores falavam só o essencial, em tom grave, sério, presumindo-se estar falando para o público exigente. Hoje, estamos vivendo a interatividade. Quanto mais capaz de interagir com o público, melhor o locutor. Existe a consciência de que, música por música, o FM toca com melhor qualidade. Acerta quem mantém o seu ouvinte bem informado. Isto é fator preponderante à formação da cidadania.

 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br