Ipatinga, 11 de Julho de 2020
NOTÍCIAS

Desafio para ciclistas de ferro

Edição 2013 da mais tradicional prova da América do Sul terá 900 participantes


Momento da largada é um dos mais emocionantes, com a saída para encarar as trilhas

Terra, muita terra. Poeira, cascalho, pedras, riachos, valetas, subidas intermináveis e descidas desafiadoras. Por vezes, para a grande maioria, a pergunta é inevitável: “O que eu estou fazendo aqui?”. Basta superar mais uma dificuldade, sentir a volta da força nas pernas, os quilômetros deixados para trás, e a resposta é imediata. Pergunte a quem já encarou uma edição do Iron Biker e a reação será a mesma. A vontade é sempre de voltar, superar os limites, conquistar a suada medalha, privilégio de quem completa os dois dias de competição.

E como em toda grande prova esportiva que se preza, há a turma da elite, que chega com milhares de quilômetros de treinos nas pernas e encara o percurso com tranquilidade desarmante. Mas também há a maioria, ciclistas das mais diversas idades, profissões, origens, estados. Cada qual com seu ritmo, sua meta. Todos reunidos na linha de largada, à espera do sinal sonoro que dá início à maratona. E dispostos a viver seu fim de semana de homens e mulheres de ferro.

A movimentação do Iron Biker’2013 começa hoje, em Mariana, escolhida para ser o ponto de largada e chegada nos dois dias de prova – os kits de participação com números e brindes estão sendo entregues na Casa Setecentista – com uma novidade. Um circuito de 2 quilômetros de extensão foi montado em torno da Praça da Sé para o Desafio Monster, um prólogo destinado apenas aos ciclistas da elite. Os vencedores, entre homens e mulheres, serão conhecidos às 19h, ao fim de cinco voltas de muita explosão e velocidade. Um aquecimento para atletas e público.

Amanhã e domingo, a promessa é de percursos exigentes, tanto para os atletas que enfrentarão a versão mais longa (com 81,9 quilômetros e 51,7 quilômetros, respectivamente) – Elite Masculina e Feminina, Sub-23, Sub-30, Master 30 a 34, 35 a 39, 40 a 44 e 45 a 49 anos, além das duplas masculinas – quanto para quem enfrentará a versão “light” (com 51km e 33km).

“As bicicletas evoluíram bastante, assim como o preparo físico dos ciclistas. As distâncias este ano são maiores que as do ano passado, mas procuramos manter o nível técnico. De todo modo, a preocupação é sempre oferecer percursos que possam ser completados pelos atletas com a preparação adequada”, destaca Gilberto Canaan, organizador do Iron, feliz com o crescimento do número de inscritos (900, bastante próximo do recorde de 2004, quando 1.120 ciclistas largaram) e com o sucesso da categoria Adventure.

“Nossa ideia era oferecer a quem não se anima a completar o percurso mais longo a chance de competir na distância menor. No ano passado chamamos a categoria de Turismo e não havia premiação, mas muita gente veio me cobrar pódio, o pessoal queria competir também. Agora acertamos”, completa.

Mapa do Brasil E não é exagero dizer que a lista de inscritos do Iron’2013 é quase um mapa do Brasil. Onze estados estão representados – Minas, São Paulo, Rio, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Ceará, Pará, além do Distrito Federal. Não bastasse isso, ciclistas dos EUA (3), República Tcheca (2), Suíça e Colômbia (1 cada um) garantem o toque internacional à mais tradicional prova da modalidade na América do Sul.

Na Elite Feminina, a colombiana Angelita Parra é a principal ameaça a Letícia Jaqueline Cândido, que busca o tri. Entre os homens, a ausência do campeão Edvando Souza Cruz abre caminho para um novo vencedor – os tchecos Jan e Ondrej Fojtik, o suíço Lukas Kaufmann e o norte-americano Spencer Rathkamp desafiam os melhores brasileiros, como Hugo Prado Neto, Daniel Ribeiro Zóia, Róbson Ferreira da Silva e Josemberg Pinho, o Montoya. Outra atração é a presença do norte-americano Tinker Juarez, ouro nos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata’1995 e integrante do Hall da Fama do MTB, sigla do esporte.

Fonte: EM


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br