A prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, se reuniu na manhã desta sexta-feira (03/01) com os geólogos Adriana Gomes de Souza e Ítalo Prata de Menezes, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), ligada ao Ministério de Minas e Energia, que estão na cidade para avaliar as áreas atingidas pelos temporais do final de ano. Os profissionais permanecem no município até realizar todos os levantamentos técnicos necessários, e serão acompanhados por técnicos das Secretarias Municipais de Segurança e Convivência Cidadã, de Obras Públicas e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.
“Estamos atuando com a máxima atenção e cuidado, para assegurar plenas condições de segurança às famílias desabrigadas e desalojadas pelas chuvas. Temos muito trabalho pela frente e contamos com o apoio do governo federal para superar essa situação de dificuldade”, argumenta a prefeita Cecília Ferramenta, que se encontrou com a presidenta Dilma Rousseff, no dia 27 de dezembro, e reforçou os projetos do município junto aos ministérios, em busca de investimentos na reestruturação da cidade.
Ainda nesta sexta-feira, os geólogos contratados pelo governo federal começaram a percorrer as áreas mais críticas castigadas pelas chuvas, especialmente nas regiões dos bairros Esperança, Bom Jardim, Vila Celeste e Limoeiro. “Vamos realizar uma ação de emergência para identificar as residências danificadas e prevenir situações de riscos, avaliando questões técnicas importantes, como os tipos de construções e as condições do terreno, entre outros pontos”, adiantam os profissionais do CPRM.
O diagnóstico será balizado em laudos de vistorias técnicas realizadas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) nas áreas mais afetadas pelos temporais. Os imóveis e as áreas em situação de riscos serão georeferenciados (identificados por GPS) e monitorados, e todo o diagnóstico será utilizado para a elaboração de projetos que serão encaminhados junto ao governo federal ainda neste ano.
CRATERAS ELIMINADAS
A Prefeitura de Ipatinga eliminou mais de 20 crateras no município, nos últimos 12 meses. Esta semana, outras duas foram reparadas, garantindo mais segurança para os usuários das vias públicas.
A primeira delas surgiu na esquina da rua Dália com Angélica, no bairro Bom Jardim, e a segunda, no trecho urbano da BR-381, em frente à rua Eucaliptos, no bairro Horto. A equipe técnica da PMI realizou a limpeza da cratera, a manutenção na rede pluvial e a pavimentação dos trechos danificados.
Ao constatar danos nos corredores viários de Ipatinga, a população deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Obras, pelos telefones 3829-8645 ou 3829-8626.
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br