Ipatinga, 16 de Agosto de 2022
NOTÍCIAS

Grupo de empresários buscam caminho para o desenvolvimento regional



“Há anos lutávamos para sua instalação, pois a Agência é o braço do Governo do Estado e, com certeza, reforça nossas ações na busca de soluções conjuntas com os municípios que compõem a Região e o Colar Metropolitano”, destacou o presidente da Aciapi, Gus

De acordo com a ACIAP, um encontro que, a princípio teve como objetivo conhecer a diretoria da Agência de Desenvolvimento Metropolitano do Vale do Aço (ARMVA) e seu papel de atuação na região transformou-se, na manhã desta terça-feira (4), no fortalecimento de uma aliança em torno do desenvolvimento regional que passa por ações conjuntas.

Empresários de diversos segmentos, destacaram a sua importância como órgão de articulação, planejamento e, principalmente, o que representa para a região. “Há anos lutávamos para sua instalação, pois a Agência é o braço do Governo do Estado e, com certeza, reforça nossas ações na busca de soluções conjuntas com os municípios que compõem a Região e o Colar Metropolitano”, destacou o presidente da Aciapi, Gustavo Souza.

Em sua avaliação, Ipatinga e as demais cidades que integram a região. Atualmente com mais de 700 mil habitantes, convivem com muitas situações em comum e a Agência, com sua equipe técnica, poderá contribuir não só na solução destes problemas, como no planejamento a médio e longo prazos, permitindo o crescimento de forma ordenada e sustentável.

Dentre as dificuldades enfrentadas, Gustavo de Souza cita a crise no setor metalúrgico e a necessidade de buscar alternativas para que o caos não seja uma realidade na região. “Dos últimos 10 anos, 2012 tem sido um dos mais difíceis. Mas, graças a Deus e fruto do trabalho de todos, estamos conseguindo enfrentar essa situação. A união de esforços é bastante importante e salutar para superação”, disse. Além da consolidação da Agência de Desenvolvimento Metropolitano, que ajudará a pensar e planejar o Vale do Aço, Gustavo de Souza entende que os novos gestores municipais terão que olhar o Vale do Aço dentro da ótica metropolitana.

. Rodovias

Dentre os assuntos abordados no encontro pelo diretor-geral da Agência, Thales Rezende, como diversificação econômica, incremento do turismo, agregação do valor do Aço e captação de empresas, ganhou destaque as últimas notícias que ganharam repercussão na mídia estadual: a licitação dos primeiros lotes da BR-381 e da MG—760.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luís Henrique Alves, não tem dúvida de que os investimentos nas rodovias do Leste de Minas irão impulsionar este aquecimento regional.

“Além da crise no setor metalúrgico, que esperamos ser superada, os municípios enfrentam queda em suas arrecadações. Então, precisamos trabalhar coletivamente em busca de alternativas”.

Em relação ao comércio de Ipatinga, o secretário de Desenvolvimento Econômico, defende políticas públicas que melhorem a segurança e a mobilidade urbana, além de um trabalho em conjunto com a Prefeitura para representar as áreas comerciais.

O empresário Andantino Alves, ex-presidente da Aciapi, falou da iniciativa do Governo de Minas, “não podemos esperar tanto tempo”, observou. Por outro lado, Amantino defendeu que não se faz nada sem planejamento, por isso acredita que a Agência terá papel fundamental para que os projetos tenham maior celeridade.

. Agência

De acordo com o diretor-geral da Agência Metropolitana do Vale Aço, Thales Rezende, e o vice-diretor Anfilófio Salles, a Agência tem como papel colaborar para o desenvolvimento institucional dos municípios integrantes da RMVA e de seu Colar Metropolitano. Ele lembrou que o principal desafio é a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado que irá propor ações para os próximos 20 anos na região, em caráter continuado no tocante às funções públicas de interesse comum.

Thales ainda ressaltou que "a Agência, além da articulação com as instâncias do Estado e União, irá trabalhar junto às instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, objetivando a captação de recursos de investimento ou financiamento para o desenvolvimento integrado da RMVA.

Em relação às estradas, a MG-760 poderá não só escoar a produção regional, como também será uma via alternativa no processo de duplicação da BR-381. A grande obra garantida, inclusive pela presidenta Dilma Roussef, é palco de inúmeros acidentes e atravanca o desenvolvimento. Com certeza, a Agência, ligada à Secretaria de Gestão Metropolitana, não só está acompanhando como também cobrando celeridade nesta obra que é de fundamental importância”.

"Já é tempo de pensarmos e buscar soluções para o anel viário do Vale do Aço, a questão aeroportuária, uma central para distribuição de alimentos, bem como uma nova vocação produtiva para gerar recursos e empregos para a Região do Vale do Aço. É tempo de buscar crescimento para o vetor leste de Minas", conclui Thales.

“Há anos lutávamos para sua instalação, pois a Agência é o braço do Governo do Estado e, com certeza, reforça nossas ações na busca de soluções conjuntas com os municípios que compõem a Região e o Colar Metropolitano”, destacou o presidente da Aciapi, Gustavo Souza.

Fonte: http://www.plox.com.br/caderno/pol%C3%ADtica-e-economia/grupo-empresarios-buscam-caminho-para-o-desenvolvimento-regional




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br