Ipatinga, 11 de Agosto de 2022
NOTÍCIAS

E como fica a categoria de base do ex-Ipatinga?

Com a transferência do clube para Betim, base irá mudar de nome, desfiliando-se definitivamente do Tigre


Em 2012, a base do Tigre teve um dos seus melhores anos, mas uma pergunta permanece: o que será desta base em 2013?

Após um ano de especulações, o Ipatinga Futebol Clube deixou de existir, se tornando o Betim Esporte Clube, time de futebol da Região Metropolitana de Belo Horizonte que deve se reapresentar, com novo nome, nova camisa, mas as mesmas cores, em janeiro. Além dos títulos conquistados, o time do Vale do Aço tinha outra grande qualidade: uma base forte. A região sempre foi um celeiro de atletas, muitos fazendo sucesso fora do país, no futebol profissional. Em 2012, a base do Tigre teve um dos seus melhores anos, mas uma incógnita permanece: o que será da base em 2013?

Na última semana, o Coordenador Geral das Categorias de Base do Ipatinga, Pedro Henrique, em entrevista a Rádio Itatiaia, afirmou que o time permanecerá como Ipatinga Futebol Clube em 2013, e que disputará os campeonatos mineiros de base. Mas de acordo com o Chefe de Futebol da Federação Mineira, Edmar Francisco Pires, esta hipótese é praticamente nula. “Não existe mais Ipatinga Futebol Clube, então é impossível a base de um time que não existe disputar campeonatos oficiais. Ou eles se filiam a um novo time, trocam o CNPJ e mudam de nome, ou não terão como mais participar das competições”, afirmou o chefe.

A declaração vem de encontro ao que foi afirmado por Pedro Henrique, na entrevista citada acima. O coordenador chegou a afirmar que, diferente do entendimento da FMF, base e profissional seriam departamentos distintos. “A categoria de base é autossuficiente, e não depende do Ipatinga para sobreviver. A base irá continuar. Temos muitos anos ainda para explorar a área de treino onde está o nosso CT. Sempre caminhamos com as nossas pernas, e vamos continuar”, afirmou na entrevista. A área de treinamentos a que ele se referiu é a antiga Aciaria, em um local nobre da cidade. A assessoria da Usiminas não confirmou que o contrato continuará valendo com a saída do Ipatinga, e aguardava confirmações sobre a transferência, que aconteceu na última semana, para estudar o assunto e se posicionar, o que ainda não aconteceu.

. Mudança de nome

O vice-presidente do ex-Ipatinga, Luciano Machado, deverá ser o responsável pelas categorias de base, e seguirá o mesmo padrão do irmão. O Tigre deverá mudar de nome, para Ipatinga Esporte Clube, com novo CNPJ e totalmente desligado do Betim Esporte Clube. Porém, até a presente data, o Ipatinga, seja Futebol Clube ou Esporte Clube, não estava inscrito em nenhuma competição oficial de categoria de base na Federação Mineira de Futebol.

. Incerteza para 2013

A incerteza atinge um trabalho excelente realizado no ano. Segundo Pedro, o time venceu quatro das cinco finais que disputou, isto em disputando seis competições no ano. Dois títulos vieram de forma invicta. Além disso, o índice de aprovação dos atletas formados no clube em grandes equipes está alcançando os melhores índices da história, com uma taxa superior a 75% de aprovações. Isso significa que, de cada quatro garotos da base do Ipatinga que fazem testes para ingressar em outras equipes, três conseguem aprovação.

Pedro revelou também nomes de jovens atletas nos quais os grandes clubes já estão de olho. “O Conrado, foi aprovado agora no Cruzeiro, após ficar com a gente seis anos. É um volante com excelente qualidade técnica, muito acima da média. Temos também o Daniel Mello, atleta jovem, com poder de definição muito alto, e muita força física. Temos o Futrica também. O Birim, um jogador diferente, de muita movimentação. O Tanaka. O Mateus também é um dos jogadores diferenciados que temos. Não tem nem idade para jogar entre os fraldinhas, mas é o nosso camisa dez. Temos o Henry, que com 16 anos já integrou o profissional do Ipatinga e está aprovado no Cruzeiro. Temos o Igor Calais, também do juvenil, que já treinou com profissionais, e está na transição para o profissional, mesmo com apenas 16 anos”, disse o coordenador.

Na entrevista, o coordenador afirmou também que neste começo de 2013, o clube participará do Mineiro de base (Infantil e Juvenil), além de duas competições em janeiro. A reportagem procurou o coordenador da base, além de Luciano Machado, mas sem sucesso.

Fonte: http://www.jvaonline.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=101914




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br