Ipatinga, 11 de Agosto de 2022
NOTÍCIAS

Casa Cultural Darci di Mônaco é inaugurada

- Associação de Teatro Cleyde Yáconis homenageia seu fundador na abertura de sua sede, no Canaãzinho


Na entrada da casa, uma pequena biblioteca acompanhada de foto do pioneiro

Fundado há 47 anos pelo ator e diretor Darci di Mônaco, morto no dia 29 de maio deste ano, a Associação de Teatro Cleyde Yáconis ganhou uma sede que vai levar o seu nome. Localizada em um imóvel alugado na rua Ageu, nº 111, no bairro Canaãzinho, a Casa Cultural Darci di Mônaco tem instalações simples, mas respira a obra do ator por meio de fotos de seus trabalhos espalhadas por todos os cômodos.

Para marcar a inauguração, na noite de ontem, o terraço da Casa Cultural, onde foi improvisado um palco, recebeu dois espetáculos e a exibição de dois curtas-metragem. Os alunos dos cursos de teatro iniciado por Darci, no espaço do Instituto Humanizar, apresentaram “Enquanto a gente não cresce”, com direção de Léo Coessens, e “É de seca a nossa história de amor”, dirigida por Camile Gracian.

. Vídeos

Produzido pelo Instituto Humanizar, o curta “Eu não gosto de enganar ninguém”, de 24 minutos mostra a trajetória de Darci di Mônaco contada por ele mesmo em depoimentos e atuações, além de declarações de pessoas da região. O presidente do instituto, Neudi Dalla Vecchia, explica que antes da morte de Darci a produção já estava 80% concluída.

“Tínhamos filmado muita coisa com Darci e antes dele morrer íamos partir para gravações externas. A última cena que gravamos dele foi de sua participação como madre superiora na comédia Santinhas do Pau Oco. A apresentação foi num sábado à noite. No domingo, ele foi internado”, informou o presidente.

O outro vídeo exibido na noite de ontem foi “O mundo girava na cadeira de balanço”, de autoria dos alunos do curso de audiovisual e audiodigital e interpretado pelos alunos do curso de teatro.

Memória

De acordo com a presidente da Associação Cleyde Yáconis, Isabella Ribeiro, a Casa Cultural dispõe de biblioteca, cozinha e um terraço para ensaios. “Nossa ideia é movimentar o local com a continuidade de formação de atores, bandeira que Darci sempre levantou. Pretendemos também receber pessoas de fora para intercâmbios. Em logo prazo sonhamos em construir um teatro”, declarou a presidente. O telefone de contato do espaço é: 3826-4224.

. Teatro sonhado

Ter um teatro também era o sonho de Darci di Mônaco. Antes de deixar o palco da vida, Darci trabalha arduamente na construção do teatro de bolso que levava seu nome e era localizado do bairro Canaãzinho. Sua satisfação em erguer o espaço foi registrada e a obra acompanhada em reportagens do DIÁRIO DO AÇO. Segundo Isabella Ribeiro, por decisão da família, as obras foram interrompidas e o grupo Cleyde Yáconis convidado a retirar todos os seus pertences do espaço.

Sendo assim cenários, figurinos, equipamentos de iluminação, ar condicionado, entre outros ficarão guardados na Casa Cultural. “Sabemos que ele sonhava em inaugurar esse teatro. Esperamos que daquele espaço seja feito algo em memória dele. Mas como não foi possível realizá-lo lá, estamos aqui (na Casa Cultural) dando continuidade ao legado. Ele foi um dos pilares da cultura de Ipatinga. É prazeroso prestar essa homenagem. Espero que onde estiver ele esteja feliz”, frisou Isabella Ribeiro.

Foto: Wôlmer Ezequiel

Fonte: http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=68686




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br