IPATINGA - O município de Ipatinga integra a lista das 50 cidades brasileiras “Mais Inteligentes”, conforme ranking divulgado na edição do dia 5 de agosto de 2015 da Revista Exame. A pesquisa inédita realizada pela consultoria Urban Systems foi apresentada em São Paulo, no fim de agosto do mesmo ano, durante o Connected Smart Cities, promovido por uma empresa especializada em organização de eventos de negócios internacionais.
O ranking nacional é liderado pela cidade do Rio de Janeiro, seguida por São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba. Além de Ipatinga (49º lugar) e Belo Horizonte (3º), outros seis municípios mineiros se destacam no levantamento: Uberlândia (13º), Nova Lima (15º), Uberaba (22º), Contagem (32º), Juiz de Fora (43º) e Betim (50º).
A pesquisa foi realizada em 700 municípios brasileiros que possuem acima de 100 mil habitantes, com objetivo de identificar fatores relevantes para o crescimento sustentável das cidades, destacando aquelas com maior potencial de desenvolvimento. O estudo também aponta as cidades que melhor utilizam as ferramentas tecnológicas e de informação, a partir da análise de 70 indicadores distribuídos em 11 áreas: Economia; Educação; Empreendedorismo; Energia; Governança; Meio ambiente; Mobilidade; Planejamento urbano; Saúde; Segurança; e Tecnologia e Inovação.
Clique aqui e veja: "Bacia do Rio Doce vive lenta agonia no trecho que banha o Vale do Aço"
AVALIAÇÃO
“Essa avaliação é mais uma confirmação de que Ipatinga tem projetos eficazes, e o município reúne totais condições para voltar a crescer e avançar. Diante do atual cenário de grandes dificuldades, de queda de receitas e poucos investimentos, em função da crise econômica nacional, o nosso município merece ter o apoio da União, do Estado e da iniciativa privada para garantirmos mais desenvolvimento e qualidade de vida à população”, argumenta a prefeita Cecília Ferramenta, que vem lutando para recuperar e atrair novos recursos para obras e programas sociais.
A prefeita determinou, desde o primeiro dia de governo, o “empenho total” da equipe de secretariado e assessores no sentido de buscar novos investimentos em benefício da população de Ipatinga. Além de fazer a recuperação da infraestrutura e dos serviços urbanos, com recursos próprios, a Administração Municipal restabeleceu parcerias e efetivou convênios em praticamente todas as áreas, com destaques para Saúde e Educação. Dessa forma, por exemplo, contando com programas de financiamentos ofertados pelos governos Federal e Estadual, foi possível recuperar os projetos de construção da UPA 24 Horas, do Bloco E do Hospital Municipal e da Avenida Maanaim, que ficaram paralisados até 2012.
VEJA mais PIONEIROS DO VALE DO AÇO
Na justificativa dos organizadores da pesquisa realizada pela primeira vez no Brasil, “as cidades inteligentes têm sustentabilidade, promovem a qualidade de vida e preservam o meio ambiente”. Por essas conclusões, então, desde 2013 Ipatinga vem reunindo condições para despontar quando o país retomar a sua caminhada de desenvolvimento com justiça social.
“Atravessamos uma crise sem precedentes, que nos exige medidas muitas vezes duras, mas necessárias. Estamos finalizando nosso plano de contenção e vamos anunciar as providências tomadas nos próximos dias. Precisamos de contar com o apoio e a compreensão da população. Nossa cidade tem potencial e estamos confiantes em vencer mais esse desafio”, finaliza a prefeita.
IPATINGA 51 ANOS"While My Guitar Gently Weeps" com George Harrisonwww.euamoipatinga.com.br
Posted by Eu Amo Ipatinga on Sexta, 3 de abril de 2015
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br