Ipatinga, 7 de Julho de 2020
NOTÍCIAS

10º Enfavi reúne história do futebol Estádio Jair Gonçalves (Campo do Iguaçu)

- O 10º Encontro de Futebol de Atletas Veteranos de Ipatinga (Enfavi) será realizado no domingo 26 de maio.


De acordo com o diretor-presidente do Enfavi, Amantino Alves, a intenção é ampliar a atuação da entidade

Atletas que fizeram parte da história do futebol amador do Vale do Aço entrarão em campo novamente, para relembrar as histórias vividas, jogadas, gols marcados. Amantino Alves, diretor-presidente do Enfavi, avisa que os preparativos para este encontro já está em andamento.

“Esperamos cerca de 250 participantes no evento”, disse Amantino. Ele afirma que já está tudo sendo organizado. “A organização do Encontro é tranquila, já está tudo sendo acertado com os patrocinadores, já temos a forma de fazer bem trabalhada, tanto que as outras nove edições foram sempre um sucesso. Falta ainda definirmos quem serão os homenageados do Enfavi. Os homenageados são divulgados apenas no dia do evento.

. Reconhecimento da história

Amantino, que também já foi atleta amador, lembra que no começo da história de Ipatinga, o futebol era a principal forma de entretenimento. “Na década de 60, Ipatinga tinha pouco mais de 15 mil habitantes, e nenhuma área de lazer, ou opção de entretenimento. Era a Usiminas apenas, trabalho e trabalho. Pessoas vinham para o Vale do Aço apenas para trabalhar. O futebol era uma saída, um lazer, uma solução. E funcionava. Tinhamos excelentes times aqui, só a Usiminas tinha quatro, e apoiava a realização dos campeonatos, dos jogos, de tudo. E mesmo com o amadorismo, conseguíamos organizar os campeonatos, nos divertir, e jogar futebol”, lembrou Amantino.

. Trabalho Social

O 10º Enfavi visa também uma mudança de postura em relação ao foco dos trabalhos que a diretoria do evento vinha realizando. Outrora atuando basicamente com a troca de experiências e os encontros entre os ex-atletas, o foco da diretoria para 2013 é outro: realizar um trabalho mais voltado para o social, e para isto, a instituição pretende se profissionalizar ainda mais. Em 2004 surgiu a ideia de fazer o Encontro. Um trabalho na área esportiva, voltado mais para a recreação. Ainda hoje, o mais esperado do evento é o futebol, os jogos dos ex-atletas, mas começamos a ver a necessidade de um trabalho além, fora do campo. Muitos dos ex-atletas precisavam de auxílio, de ajuda. E começamos a dar este apoio, mostrar este cuidado para com aqueles que fizeram história no futebol regional. Conseguimos a aposentadoria de um ex-atleta alcóolatra, ajudamos alguns filhos de ex-atletas a ingressarem no esporte, com a influência que temos nos setores da sociedade. Temos hoje também muitos ex-atletas na L.D.I, já somando a experiência e o conhecimento a administração da entidade. Vamos legalizar a Enfavi para podermos atuar de uma forma mais social, esta é a nossa intenção”, explicou Amantino.

. L.D.I

Amantino também afirmou que uma das intenções do Enfavi é estar disputando a presidência da L.D.I, com uma chapa formada por ex-atletas. “Mais no futuro pretendemos disputar as eleições da L.D.I, com uma chapa própria. O esporte amador de Ipatinga é um dos melhores do estado, senão a melhor Liga. Temos estrutura, temos campos, temos material humano. Somos favoráveis ao trabalho que a L.D.I tem realizado, mas podemos contribuir mais ainda. Somos contra é um grupo ficar 10, 20, 30 anos no poder”, declarou.

. 10º Enfavi

Em 2013, o Enfavi chegará a sua décima edição, e a diretoria trabalhará para que este evento seja muito maior. “Em 2013 teremos um evento a altura dos dez anos do Enfavi. Será bem maior do que os outros nove. Já vamos começamos o cadastro dos ex-atletas, para poder divulgar, informar e trabalhar com antecedência”, finalizou.

Fonte: Parte do texto foi extraído, com dados alterados para o 10º Enfavi:

http://www.jvaonline.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=98314




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br