Ipatinga, 4 de Julho de 2020
NOTÍCIAS

Google Street View



O Google Street View mostra fotos tiradas por uma frota de veículos do modelo Fiat Stilo / Chevrolet Captiva no Brasil.

Google Street View é um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários (utilizadores) vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do chão /solo. Quando foi lançado em 25 de agosto de 2007, apenas 5 cidades americanas haviam sido incluídas. Desde então já se expandiu para milhares de localizações em alguns países como Estados Unidos, França, Austrália, Japão, Portugal e Brasil.

O Google Street View mostra fotos tiradas por uma frota de veículos do modelo Chevrolet Cobalt nos Estados Unidos, Opel Astra na Europa e Austrália, Toyota Prius no Japão e Fiat Stilo / Chevrolet Captiva no Brasil. Em áreas de pedestres, ruas estreitas e outros lugares que não podem ser acessados / acedidos por carros são usadas as Google Bikes. As imagens podem ser navegadas usando tanto o rato / mouse quanto o teclado. Com esses dispositivos as fotos podem ser vistas em diferentes tamanhos, a partir de qualquer direção e de diversos ângulos. As linhas que surgem na rua que está sendo /está a ser exibida indicam a direção seguida pelo carro com a câmera do street view.

. Portugal

Os veículos da Google com as câmaras fotográficas iniciaram a cobertura fotográfica de Lisboa e Porto em 15 de abril de 2009, colocada online a 18 de agosto do mesmo ano. Braga é a cidade que se segue, fotografada no Verão de 2009. Entretanto, estão a ser fotografadas Águeda, Barcelos, Évora, Alverca do Ribatejo, Amadora, Portalegre, Maia, Paredes, Rebordosa, São Salvador de Lordelo, Barreiro, Castelo Branco e Costa da Caparica. As imagens devem ser incluídas no serviço de mapas online no final de 2009.

O Street View em Portugal só existia na Grande Lisboa, no Grande Porto e em alguns locais de Castelo Branco, de Vilar Formoso e de Nisa, em 2009, 2010, 2011 e 2012. Em 2009 e 2010 fizeram várias queixas contra a Google e a Protecção Nacional de Dados proibiu a google de fotografar mais fotografias em Portugal. Já antes de começar o street view em Portugal, a Google prometeu que ia desfocar todos os rostos de pessoas e de matrículas de carros que mais pudesse mas só que isso não aconteceu completamente e a Google afirmou que houve algumas falhas de sistema que não conseguiu desfocar algumas imagens. Mas afirmou que os usuários da Google podiam comunicar problemas de imagens que não foram desfocadas à Google e assim o problema resolvia-se.

No dia 07 de Março de 2013 o Google disponibilizou o Streetview em todo o país de Portugal. Nota-se que as imagens são de 2009 e de 2010, sendo ainda nenhuma actualização de imagens a não ser as que estão de 2009 e 2010. Foram disponibilizadas vários distritos bem como Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Faro, mais sítios em Setúbal, Lisboa e Porto.

. Brasil

O projeto do Google Street View Brasil surgiu em 2009, quando o Google Brasil fechou acordo com a Fiat para trazer o serviço de captura de imagens de ruas e avenidas chamado "Street View" para diversas cidades brasileiras.

A montadora Fiat está envolvida nos planos do buscador para adaptar o serviço ao mercado nacional no centro de desenvolvimento do Google em Belo Horizonte, já responsável pela adaptação do Google Maps ao Brasil.

As cidades de Belo Horizonte e São Paulo, onde o Google tem escritórios no Brasil, Rio de Janeiro e Porto Alegre estão confirmadas para receber o serviço, embora uma das fontes admita que "haverá mais cidades atendidas", sem apontar o número preciso.

No dia 3 de julho de 2009, os carros da FIAT, com equipamentos para fotos do Google, começaram a rodar pelas ruas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, e outras, tirando as fotografias (alguns vídeos desses "flagras" foram postados no YouTube).

No dia 30 de setembro de 2010, após mais de um ano, a Google Brasil liberou o serviço Street View em 51 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, incluindo as regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Campinas.

No dia 21 de junho de 2011 foram divulgadas as imagens dos carros da Google que estão fotografando as regiões do Rio Grande do Sul. Segundo Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil, as imagens já começaram a ser captadas nas maiores cidades gaúchas, mas a ideia é mapear todas as regiões. Porto Alegre e região metropolitana já tem 15 câmeras da Google em suas ruas e posteriormente, os carros também irão percorrer cidades como Caxias do Sul, Santa Maria, Uruguaiana, Bagé, São Borja e Erechim. Segundo ele, as imagens serão publicadas ainda no final de 2011.

Em 22 de agosto de 2011 a Chevrolet Captiva utilizada para a captura das imagens passou a ser vista pelas ruas de Ipatinga, Minas Gerais, e no dia 1º de setembro em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. De acordo com a assessoria de imprensa da Google o mapeamento da cidade poderá durar 2 semanas ou mais.

Em setembro também começou o mapeamento de cidades de Santa Catarina. Foram avistados carros da empresa em Chapecó, Florianópolis, Tubarão, Joinville, Blumenau e Timbó.

Em 27 de setembro de 2011, foram liberadas as primeiras imagens da região Sul do Brasil, e neste dia o carro do Google Street View passou a circular por Coronel Fabriciano, em Minas Gerais. No momento, cidades em todos os estados brasileiros estão sendo fotografadas.

Em ‎12‎ de ‎janeiro de ‎2011 Também com começou o mapeamento no interior do estado da Bahia. Foram avistados carros da empresa em Araci, Teofilândia e Serrinha.

- NO BRASIL

. Vazamento de imagens

No dia 25 de maio de 2010, as imagens do Google Street View Brasil vazaram, por um erro do Google. As imagens que não tinham sido lançadas anteriormente, puderam ser vistas via iPhone. No dia seguinte, a empresa corrigiu o erro.

. Jurídico

No dia 6 de novembro de 2010 um morador de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, abriu processo na 35ª Vara Cível da Capital contra o Google. O motivo é a imagem publicada em que o mineiro aparece em uma posição desconfortável. “Ele foi alvo de chacotas, e-mails e de reprodução da foto na Internet. Os clientes dele pediram a retirada imediata da imagem no ar, e ele foi advertido verbalmente pela empresa. Meu cliente foi fotografado em situação constrangedora, e a imagem induz à ideia de que ele vomitava porque estava bêbado, mas ele não estava.”, afirmou a advogada deste em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

- NO MUNDO

. Privacidade

Os defensores da privacidade fizeram / levantaram objeções a esse recurso do Google Maps, indicando fotos que mostravam homens saindo de strip clubs, pessoas em roupas de banho, pais batendo em seus filhos, homens com prostitutas e outras atividades, bem como pessoas em situações visíveis de propriedades públicas nas quais elas não gostariam de ser vistas publicamente. O Google reafirma que as fotos foram tiradas em propriedades públicas. Antes de o serviço ser lançado, as fotos de violência doméstica foram retiradas. Desde então o Google permite que os usuários / utilizadores marquem as fotos como inapropriadas ou sensíveis para que seja feita uma revisão e possível eliminação




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br