Ipatinga, 16 de Agosto de 2022
NOTÍCIAS

Cultura Japonesa ganha exposição em Ipatinga



A mostra “Cultura Tradicional Japonesa” está em cartaz no Centro Cultural Usiminas, no Shopping do Vale

Entra em cartaz na Galeria Hideo Kobayashi do Centro Cultural Usiminas nesta sexta-feira (07) e se estende até o do dia 04 de julho, a exposição “Cultura Tradicional Japonesa”, que apresenta a cultura, a filosofia, a arte e curiosidades do Japão. A visitação da exposição é gratuita e o público poderá conferi- lá de terça a sábado das 10h às 21h. As escolas interessadas podem agendar uma visita orientada gratuitamente na Ação Educativa, pelo telefone (31) 3824-3731.

A exposição, que conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, é realizada pelo Consulado Geral do Japão em Belo Horizonte, como uma extensão do projeto II Festival Japão em Minas 2013.

Pela Galeria estão apresentados retratos, pinturas, objetos e obras de artes que convidam o público vivenciar as manifestações cerimoniais e as expressões artísticas pelos caminhos da disciplina do caminho “Dô”. “O dô, sintetiza os princípios filosóficos e doutrinários da vivência humana do povo japonês, desempenha uma função espiritual importante. Em todas as manifestações culturais do Japão que terminam com o sufixo dô encontramos essa essência doutrinária e filosófica, que atrai cada vez mais apreciadores e praticantes. Pela exposição teremos o exemplo de várias manifestações como Shodô (a arte de caligrafias), Kadô (caminho das artes florais), Gadô (caminho das pinturas) entre outras curiosidades e manifestações“, explica a realizadora do projeto Yukari Hamada.

Também estarão expostos objetos e curiosidades presentes no dia a dia da cultura japonesa. “Mostramos, por exemplo, o shokki que é o nome dos utensílios utilizados nas refeições das famílias japonesas. Assim conseguimos visualizar nitidamente a diferença entre um aparelho de jantar utilizado no Brasil e o utilizado no Japão”, complementa Yukari.

. Lenda que realiza desejos

A lenda da cultura do sol nascente também será exposta na Galeria. O Festival das Estrelas - “Tanabata Matsuri” é comemorado de junho a agosto em algumas regiões no Japão. Tem origem na romântica lenda do folclore sobre o encontro de duas estrelas que ocorre apenas uma vez ao ano: a Estrela Vaqueiro - Altair, com a estrela Tecelã – Veja.

“De acordo com um antiga lenda, morava próximo da Via-lactea uma princesa. Certo dia, seu pai, Tenkou (Senhor Celestial) apresentou-lhe um jovem rapaz. Os dois se apaixonaram e, envolvidos no encanto do relacionamento, esqueceram dos seus afazeres profissionais. Pela falta de responsabilidade, foram condenados à separação em lados opostos da Via-Láctea, tendo a permissão de se encontrarem uma única vez ao ano, na 7ª noite do 7º mês do calendário lunar, desde que cumprissem a tarefa de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta ocasião.” conta Yukari.

O Festival remete à esperança de que os desejos pelos quais se anseia se realizem, para isso o público poderá escrever seus pedidos nos “Tanzaku” (tiras de papel coloridas) e amarrarem nos galhos de bambus enfeitados (sasa-dake), em busca da concretização dos seus desejos.

Fonte: http://www.jornalvaledoaco.com.br




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br