Ipatinga, 11 de Julho de 2020
NOTÍCIAS

A hora da estrela

Atriz de “Passagem” fala sobre o filme, que será exibido na 12ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis


Na foto, Cena de "Passagem" com os atores mirins, o marienense Bruno Cardoso, que interpreta Zeca, e a ipatinguense Duda Magalhães

O curta-metragem Passagem, de João André Grossi, será exibido nesta segunda-feira (8) na 12ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (SC), em cartaz no Teatro Governador Pedro Ivo, na sessão das 9h50. O diretor, antes de embarcar para a capital catarinense, atribuiu a seleção do filme para um festival infantil à belíssima atuação das duas crianças que compõem o elenco: a ipatinguense Maria Eduarda Magalhães, a Duda, hoje com 11 anos, e o marianense Bruno Cardoso, de mesma idade.

A personagem vivida por Duda Magalhães é uma menina da década de 1940, aventureira, esperta e atrevida, no bom sentido da palavra, para os padrões da época. “No teste para o papel, Duda trouxe para a cena tudo o que precisávamos, sem esforço e com a alegria própria da personagem. A Mariana que eu imaginava estava ali na minha frente”, recorda o diretor. Nascida em Ipatinga, Duda estuda na Escola Estadual João XXIII.

Duda Magalhães diz que não é criança nem adolescente. “Sou mais ou menos e ainda não preciso me preocupar com as coisas do mundo dos adultos”, disse, sorrindo. Sua rotina começa às 6h da manhã. “Vou pra aula bem cedinho, faço os deveres à tarde, brinco com minhas amigas e faço aulas de teatro.” Ela não esconde a felicidade quando fala sobre Passagem. “É o meu filme”, sublinha. Um dos momentos mais felizes da sua vida foi quando soube que havia sido selecionada para o elenco. “As filmagens foram muito legais. Todos me ajudavam: o Dinei, João André, Leila e a equipe. Ganhei amigos. Minha família também me apoiou muito e apoia sempre”, resume.

Quanto ao sucesso de Passagem, Duda diz que comemorou sempre que soube sobre a seleção do curta para um festival - já são quatro em 2013. “Saber que nosso filme foi até pra Europa é muito legal”, festeja. Ser atriz virou projeto de vida. “Quando eu nem esperava, veio a oportunidade, fui aprovada no teste e fiz o filme, que é um sucesso. Por isso, vou investir na carreira de atriz”, antecipa. Outra paixão de Duda é a arquitetura, sonho que ela tem para o futuro e que espera seja de muito amor. “Para o mundo ser melhor, falta mais sentimento entre as pessoas, carinho e preocupação com o sentimento dos outros”, avalia. Além de realizar o sonho de ser atriz, sua participação em Passagem motivou contatos com profissionais do cinema, que ela tanto admira.

. No set de filmagem

João André diz que foi divertido trabalhar com Duda e Bruno. “Eles animaram o set, brincavam muito e faziam música sobre tudo. Bruno era o letrista e Duda, a coreógrafa. As brincadeiras aliviavam a tensão do dia de trabalho”, recorda. Ele atribui ao carisma dos atores mirins parte do sucesso do filme. “A Duda e o Bruno, além dos outros atores, conquistam o coração e a atenção dos espectadores com seu carisma, simpatia e verdade em frente à câmera. O elenco é realmente encantador”, destaca.

Desde o início de 2013, Passagem coleciona a seleção para importantes festivais brasileiros e fez sua estreia no circuito internacional. Em janeiro, Passagem fez sua estreia mundial na 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes, ao lado de filmes de cineastas como Gilberto Scarpa e Elza Cataldo. Em junho, Passagem foi o selecionado para a categoria Competitiva Ficção Internacional do 6º Festival Internacional de Curtas-Metragens do Porto (Porto7), em Portugal. Concorreu com 10 curtas-metragens espanhóis, 4 iranianos, 1 holandês, 1 norueguês, 1 indiano, 1 romeno e 1 russo.

No dia 20 de julho, será exibido em Ouro Preto, como convidado da Curadoria de Artes Visuais do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2013, em sessão especial no Cine Vila Rica, às 19h.

O filme está inscrito em mais de 50 festivais no Brasil e no exterior, e por isso ainda não foi exibido em Ipatinga, pois a exibição do filme fora do circuito de festivais corta a possibilidade de participar em importantes festivais. A exibição em Ipatinga está prevista para o fim do ano, ainda sem data marcada.

SERVIÇO:

Para mais informações sobre o Festival de Cinema de Florianópolis, acesse: http://www.mostradecinemainfantil.com.br/programacao.

Fonte: http://www.diariodoaco.com.br


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br