Ipatinga, 7 de Março de 2021
NOTÍCIAS

Ipatinguenses da Cia. Bruta de Teatro fazem sucesso em Brasília



Sede da Cia. Bruta de Teatro, no bairro Iguaçu

A Cia. Bruta de Teatro esteve na sexta-feira (19) e no sábado (20) na capital federal, participando do Projeto de Extensão Cometa Cenas, Caravana Cênica e Idas e Vindas do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB). E mostrou no Brasil Central os espetáculos Em Carne Viva e Crua e Vida Lusco-Fusco, e também os vídeos Re-Ações e Coação Banal, selecionados para a mostra.

Para o ator Thiago Vaz, um dos integrantes da Cia. Bruta de Teatro, a repercussão dos trabalhos apresentados nesses dois dias em Brasília foi excelente. “Pudemos sentir, na interação e nos aplausos do público, o acerto do caminho que decidimos criar. Isto nos dá a certeza de que o nosso trabalho tem realmente qualidade, ao vermos nossas performances serem reconhecidas por artistas e espectadores oriundos de diferentes regiões do país e que participavam do evento”, avaliou Thiago.

. A companhia

Criada em novembro de 2004, a Cia. Bruta de Teatro eclodiu bruscamente na cena e na ribalta teatral do Vale do Aço, em meio à inquietação de um grupo de atores profissionais comprometidos com um ideal comum: a busca de uma linguagem e uma poética teatral própria. De acordo com o ator Thiago Vaz, não se trata apenas de um grupo de teatro mas, sobretudo, da procura de uma linguagem fundamentada no corpo enquanto fator principal na construção de uma dramaturgia cênica, sem negar a palavra como recurso poético, didático e político.

Usando e recriando métodos convencionais, o trabalho dos integrantes da companhia é marcado por um rigoroso processo de criação colaborativa, improvisações e análises. O trabalho também inclui o uso da literatura de cordel como fator crucial para a concepção de suas montagens teatrais.

O grupo privilegia, assim, o ator como intérprete-criador, numa ótica de que o teatro é um fator de resolução de enigmas na realidade contemporânea que nos cerca, e onde o movimento, como ação corporal, possa ser fator determinante de representação e sentidos múltiplos, e a palavra dramática seja a representação sonora do discurso estético.

A Cia. Bruta de Teatro mantém o Espaço de Criação Bruta na rua dos Caetés, 175, loja B, no bairro Iguaçu, em Ipatinga. É um espaço multicultural que abriga atividades artísticas e culturais diversas, como espetáculos, palestras, seminários, exibição de filmes, cursos e oficinas, buscando o aperfeiçoamento e o intercâmbio com novas linguagens artísticas. Todas as atividades são abertas à comunidade de forma geral.

O grupo foi declarado de Utilidade Pública Municipal pela Lei 2.567, de 27 de Julho de 2009. O decreto de Utilidade Pública Estadual, Lei 19.237, veio em dezembro de 2010. Mais informações sobre o trabalho podem ser obtidos na sede da entidade, ou no site www.ciabrutadeteatro.com.br. O telefone de contato é (31) 8584.0939.

Fonte: http://www.diariodoaco.com.br


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br