Ipatinga, 10 de Julho de 2020
PERSONAGENS

JOSÉ FAIOLE SILVA "Deca"



Todos os que acompanharam o futebol amador do Vale do Aço ao longo dos tempos o citam Deca como uma referência de centroavante eficiente.

Nasceu em Timóteo mas foi criado no Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano. Filho de João de Deus Silva e Maria Faiole Silva, integra uma vasta prole de onze filhos, com os irmãos Marta, Isabel, Juracy, Carmen, Márcia, Nilton, Carlos, Moisés, Milton e Ubalda, mãe do ex-lateral e atacante Mancini, revelado no Galo e que conquistou o mundo da bola no futebol italiano.

É casado com Liliane de Oliveira Santos, com quem tem os filhos Andressa, Caio César e Laissa Gabriele. Começou garoto no futebol, nas categorias de base do extinto União Candangolândia Maringá, de onde foi para o clube que virou paixão e referência, o Jabaquara, no início de 1978. Presença certa em todas as convocações da seleção de Ipatinga da sua época, também jogou campeonatos regionais: era buscado em Ipatinga como reforço do Coopevale de Governador Valadares - e foi campeão - e pela Aciaria, o forte clube do Cariru. Atuou pelo Jabaquara até 1987, quando se mudou para o bairro Floresta, em Fabriciano, para jogar no Avante.

Deca nunca parou para pensar em quantos gols fez na carreira, mas lembra que, na fase áurea, eram em torno de 30 por temporada no Ipatinguense, somados aos assinalados nas competições extras. Ele tem ótimas passagens e excelentes momentos para contar, especialmente os jogos duríssimos e catimbados contra a Aciaria e Usipa, a marcação cerrada de zagueiros como Assis, Waldo, Ailton Jones, Serjão e outros. E na parceria incomparável com o parceiro que ele nunca esquece: Zé Geraldo Caixote.

Todos os que acompanharam o futebol amador do Vale do Aço ao longo dos tempos o citam como uma referência de centroavante eficiente. Rápido como um raio, ótimo nas finalizações, bom de grupo e sem nunca ter afinado para os zagueiros, Deca deixou seu nome marcado do futebol do Vale do Aço e jamais será esquecido como o "corisco" que comandou o ataque do Jabaquara nos áureos tempos do futebol amador de Ipatinga.

Fonte: Histórias da Bola - TV Cultura do Vale do Aço (Waldecy Castro)

VÍDEO: HISTÓRIAS DA BOLA - TV Cultura Vale do Aço - Jornalista Waldecy Castro entrevista JOSÉ FAIOLE SILVA "Deca"


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br