Ipatinga, 10 de Julho de 2020
PERSONAGENS

GERALDO SANTOS "Testa"



Geraldo Santos, mais conhecido por "Testa"

Nasceu em Almenara, no Norte de Minas, mas foi muito novo para Belo Horizonte com o pai - um motorista profissional - e a família. Graduado em Massoterapia pelo Instituto Neuza de Aquino, e depois em Enfermagem pelo Instituto Paulista de Enfermagem, em Pirassununga (SP). É pai de Liege Genice e de Gabriel Henrique. É um dos 11 filhos de Marinho Santos e Genice Alves. 0s irmãos são Marinice, Alaene, Alessandra, Fernanda, Marinho Jorge, Paulo Marcos, Marinho Cristóvão, Glauber e Alessandro.

Ele atuou em uma função que exige habilidade, jogo de cintura, dedicação e paciência, mas que também rendeu boas resenhas. Geraldo Santos, o popular Testa, é um massoterapeuta famoso no Vale do Aço por sua atuação no Social e, em seguida, uma década no agora extinto Ipatinga Futebol Clube.

Testa é um autêntico representante do estilo "bon vivant", e a facilidade de relacionamento e competência profissional são reconhecidas. Foi levado por Irineu Fernandes para atuar como massagista da equipe de futsal da AABB. Lá conheceu Aníbal Goulart e Nélio Brant, que vieram a ser presidentes do Clube Atlético Mineiro. A primeira chance num clube de futebol profissional foi na categoria juvenil do Cruzeiro. Depois esteve nos juniores do América, com Wantuil Rodrigues, em 1984. Voltou ao Cruzeiro para auxiliar o lendário Teotônio nos juniores. Numa disputa da Taça BH de Juniores, o massagista da Inter de Limeira precisou voltar à sua cidade, e Testa foi "emprestado" pelo Cruzeiro, participando da campanha que deu o título ao clube paulista. O sucesso meteórico o levou ao profissional da Inter de Limeira, participando da campanha de um dos maiores times da história do clube, com Éder Aleixo, Kita e Tato. De lá foi para o Mogi Mirim, no auge do carrossel caipira, com Rivaldo, Leto e Valber, comandados pelo técnico Vadão. Depois foi para o São Paulo, como auxiliar de massagista, sob o comando de Telê Santana. Voltou a Minas Gerais para trabalhar no Atlético. Em 1995, foi para a Arábia Saudita, ficando por três anos no Al Raid, da cidade de Bureida.

Em 1997, o parceiro Toninho Pereira intermediou sua vinda para o Vale do Aço, para trabalhar no Social, de Coronel Fabriciano, onde o volante chegara com status de ídolo. Lá ficou um ano, e depois veio para o recém-fundado Ipatinga Futebol Clube, onde atuou até 2006, quando teve breve passagem pelo Marítimo de Portugal, retornando ao Tigre do Vale do Aço e ficando até 2009. Desde então, é exclusivo do Showbol Brasil, participando de todas as competições pelo Brasil e exterior, tendo conquistado muitos títulos e colecionado muitas histórias nas andanças e festas na equipe que tem Djalminha, Serginho Chulapa e outros.

Fonte: Histórias da Bola - TV Cultura do Vale do Aço (Waldecy Castro)

VÍDEO: HISTÓRIAS DA BOLA - TV Cultura Vale do Aço - Jornalista Waldecy Castro entrevista GERALDO SANTOS "Testa"


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br