Ipatinga, 10 de Julho de 2020
PERSONAGENS

JARBAS COLOMBO DE BARROS "Tio Jarbas"

Nascido em Antônio Dias, “Tio Jarbas”, como era conhecido, elegeu Coronel Fabriciano como a sua terra


Jarbas Colombo de Barros "Tio Jarbas" e esposa Clara de Ávila Carvalho

IPATINGA - Nascido em 12 de outubro de 1920 em Antônio Dias, onde exerceu as atividades de pequeno produtor rural, depois a atividade de comerciante, até o ano de 1955, Jarbas Colombo de Barros mudou-se para a localidade de Sá Carvalho, aí se estabelecendo também com o comércio, o que ocorreu até fins de 1958, quando retornou para Antônio Dias.

Em 1959 transferiu-se para Coronel Fabriciano, juntamente com a esposa Clara de Ávila Carvalho (foto), iniciando o trabalho numa fábrica de tijolos de argila. Durante curto período, cerca de dois anos, prestou serviços na área da Usiminas. Posteriormente, retomou as atividades de comércio.

E foi no comércio que ele sempre se destacou, arregimentando um expressivo número de amigos em razão de seu modo afável e gentil no trato com os clientes, sendo até hoje lembrado por todos que com ele conviveu. Sua pastelaria no final da rua Dr. Querubino era famosa, frequentada por todo o tipo de gente.

Jarbas Colombo de Barros foi homenageado no dia 26 de outubro de 2011, através do Projeto de Lei n° 2.075/11, transformado na Lei n° 3.664, de autoria do vereador Marcos da Luz (PT), que dá o nome à praça localizada na rua Piracicaba, esquina com a rua 13 de Maio, no Centro de Coronel Fabriciano.

O “Tio Jarbas”, como era conhecido, elegeu Fabriciano como a sua terra. Aqui viveu maior parte da vida, onde se estabeleceu definitivamente e criou sua família. Faleceu em 05 de abril de 1999 e deixou 12 filhos, que hoje exercem atividades de comércio, engenharia, advocacia, zootecnia, empresarial, educação, entre outras.

Fonte: http://marcosdaluz.blogspot.com




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br