Ipatinga, 10 de Julho de 2020
PERSONAGENS

ITAMAR JOSÉ SOARES



Itamar José Soares

Nasceu em João Monlevade, em 1957, filho de Jadir Henrique Soares e Adelina Apolônia Soares. É irmão de Adeir, José Geraldo, Ademir, Maria da Penha, Maria Lúcia e Anísia. A esposa se chama Dilma. Os filhos são Leonardo, Carlos Henrique e Thales. Trabalha há mais de três décadas na Usiminas Mecânica (Usimec).

CARREIRA

Itamar José Soares, o Itamar, começou a bater bola no Caldeiraria, do bairro Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano. Jogou no extinto UCM e rodou por clubes de Timóteo, Fabriciano e Ipatinga, numa carreira sólida e eficiente na base de qualquer equipe, a defesa. Um zagueiro-zagueiro, assim pode ser definido Itamar.

Sempre foi conhecido como um zagueiro firme e eficiente, um "jogador de grupo". Começou a carreira ainda adolescente no Caldeiraria, comandado por Juca Violão. Depois do UCM, foi levado pelo poderoso Social Futebol Clube, que mandava no futebol de Coronel Fabriciano e disputava com destaque os torneios regionais. De lá foi para o futebol de Timóteo, para jogar no Cachoeirinha, do distrito de Cachoeira do Vale. Depois foi para o Olaria, campeão acesitano de 1989, e permaneceu até 1990. Em 1991, foi vice-campeão acesitano pelo São Cristóvão. Também jogou na Aciaria e Jabaquara, este último na destacada disputa da Copa Arizona, o maior campeonato amador de Minas Gerais, quando o clube do Bom Retiro foi campeão regional e disputou a fase estadual em Belo Horizonte. Jogou vários campeonatos internos entre empresas, envolvendo a Usiminas Mecânica, Usiminas e empreiteiras.

Itamar sempre atuou como quarto-zagueiro e se posicionava na sobra, com melhor visão de jogo. Cita como referências Luizinho, ex-Atlético, seleção brasileira e Cruzeiro, e o paraguaio Gamarra, que marcou época com a camisa da seleção do seu país e do Corinthians. Treinadores que marcaram a sua carreira, ele cita duas lendas: Hélio Magnani, que deixou um enorme legado como jogador e técnico no futebol acesitano, e Airton Careca, também ex-jogador, que já foi personagem do Histórias da Bola.

Itamar é muito querido nas agremiações por onde passou, pela simplicidade e humildade. O Cachoeirinha e o Olaria, de Timóteo, são clubes que não saem da sua memória pelos momentos marcantes, um amor construído através das emoções da bola.

Fonte: Histórias da Bola - TV Cultura do Vale do Aço (Waldecy Castro)

VÍDEO: HISTÓRIAS DA BOLA - TV Cultura Vale do Aço - Jornalista Waldecy Castro entrevista ITAMAR JOSÉ SOARES


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br