Nasceu na pacata Rio Piracicaba, filho de Sebastião Pedro Luciano e Maria Margarida Luciano. Mudou-se muito cedo para Cel. Fabriciano e começou a jogar futebol em meio aos estudos na E.E. Tancredo Neves, no Melo Viana.
CARREIRA
Seu primeiro time foi o Barcelona, dirigido por Aloísio do Posto, que tinha Osmar como treinador. Em 1981, num amistoso contra a Usipa, despertou o interesse do tradicional clube e para lá foi, ficando dois anos nas categorias de base. Retornou a Fabriciano, para o CAF, onde toda a família jogou, de onde seguiu para o clube que mais defendeu como jogador, o Rosalpes de Jadir Bhering, onde atuou até 1987.
Em 1988, Jair foi parar no Social. Em 1989, no futebol ipatinguense, atuou no Jabaquara e Ideal. Voltou ao Social em 1990, depois jogou um campeonato distrital no futebol caratinguense. A peregrinação seguiu em 1991/92, no mesmo Social. No final de 92 e em 1993 defendeu o Cachoeirinha, no Campeonato Acesitano. Entrou para a Polícia Militar em 1994 e fez o curso de formação da PM em Manhuaçu. Em 96, voltou ao Fabricianense com o CAF, onde ficou por dois anos, e depois seguiu para o Avante, voltando ao CAF em 1999. Jogou ainda no Santo André e Mangueiras, até encerrar carreira no Rosalpes, em 2003.
No ano seguinte, já era treinador do mesmo Rosalpes, conquistando a Copa Itatiaia. De lá seguiu para o Avante, como técnico campeão amador. Depois, foi treinador do Vale do Aço e da seleção fabricianense de Juniores na Copa AMDI, levantando os títulos de 2006 e 2009.
Fonte: Histórias da Bola - TV Cultura do Vale do Aço (Jornalista Waldecy Castro)
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br