IPATINGA - Nasceu em Antônio Dias (MG), dia 7 de novembro de 1911. Era carinhosamente tratado pelos amigos e familiares por “Nonô Martins” ou “Nonô da Loteria”. Casou-se em 1933 com Carlinda Atayde, uma jovem do mesmo torrão natal. Pai de onze filhos (hoje são 5 vivos: José, Aparecida, Edir, Wander e Marcelino), avô de vinte e seis netos e bisavô de quinze bisnetos.
TRAJETÓRIA DO PIONEIRO
Por todos os lugares que passou e residiu, Nonô foi tropeiro, lavrador, sitiante, comerciante de secos e molhados. Também foi mediador de conflitos relacionados a divisa de terras e recenseador, etc. Em suas andanças, por onde passava ia deixando inúmeros amigos, como nas localidades de Curriola em Antônio Dias, Cocais dos Arrudas, Barra Grande em Mesquita e, por fim, a cidade de Coronel Fabriciano, que ajudou a construir.
O APELIDO "NONÔ DA LOTERIA"
Era um guerreiro de muita fibra. Aportou-se definitivamente em Coronel Fabriciano entre o final da década de 1940 e início da de 1950, época da emancipação, onde se instalou como o primeiro agente lotérico de toda a região, com matriz em Fabriciano, filiais em Ipatinga e Timóteo. "Uma agradável observação": todos os funcionários e “cambistas” tornaram seus compadres, além de vários outros da comunidade fabricianense.
VEJA a biografia do ex-prefeito de Antônio Dias e preimeiro prefeito de Coronel Fabriciano: "RUBEM SIQUEIRA MAIA"
José Martins de Barros, a partir de então, com a sua casa lotérica, recebeu o histórico apelido de “Nonô da Loteria”, pelo qual era chamado por todos. Era um homem de inigualável inteligência, voluntarioso, de vigor físico, passo cadenciado e elegante, voz bem soante, olhar penetrante e doce de quem a tudo observa com perspicaz atenção e bom senso.
Clique aqui e veja: "PIONEIROS DO VALE DO AÇO"
JUIZ DE PAZ
Pelo seu trabalho comunitário, foi premiado pelo então Governador do Estado Rondon Pacheco, no início da década de 1970, com a nomeação de Juiz de Paz de Coronel Fabriciano, ocasião em que além de presidir os casamentos no cartório civil, distribuia seus conselhos aos litigantes, celebrava acordos e cuidava da orientação para a aposentadoria dos que tinham tal direito (e foram centenas), usando de seu talento múltiplo para o exercício de atividades aparentemente antagônicas - era a espinhosa atividade do Juizado de Paz.
LÍDER POLÍTICO E GUERREIRO NATO
Outros fatos marcantes da vida desse notável homem público aconteceram no decorrer dos anos. José Martins de Barros foi um gigante na política local. Era uma época em que o prestígio de um chefe político dependia, principalmente, da simpatia do Governo do Estado e do privilégio de indicar delegado de polícia, professor(a) e diretor(a) de escolas estaduais, chefes de coletoria, comandantes da polícia militar e outros mais.
“Nonô da Loteria” tinha estes poderes em razão da sua incontestável liderança, tanto que era alcunhado (pelos Deputados por ele “trabalhados”) de General da Política fabricianense. Foi um pacificador estratégico, uma velha raposa na arte política, em acontecimentos interessantes do panorama político de então, usando, com extrema maestria, a verve de sua especial inteligência mordaz e brilhante, que a todos cativava. O trabalho inicial na lotérica associado à sua influência na política, sempre com bons desempenhos eleitorais, lhe renderam o título pomposo de “pé quente” em Coronel Fabriciano.
Dos embates mais acirrados às situações mais intransponíveis, “Nonô da Loteria” opunha o argumento faiscante da ironia sem se afastar da sinceridade de seus propósitos, acabando por desarmar os ânimos mais exaltados e captar o respeito e a confiança de todos no desate das questões discutidas. Era um orador fluente: brilhava nos comícios fazendo vibrar as pequenas multidões sempre por ele arrastadas.
Corajoso, desbravador, maçom, líder trabalhista que na defesa de seus ideais foi preso político (pelo DOPS, de Belo Horizonte) e constantemente perseguido durante a ditadura militar. Como prêmio, elegeu-se vereador em 1976, legislando até 1982. Obteve mais de 700 votos válidos. Naquela época era vedado ao eleitor escrever na cédula o apelido do candidato (no caso Nonô da Loteria). Resultado: 358 votos anulados. Como vereador, trouxe vários e vários benefícios à sua Coronel Fabriciano. Deixou diversas lembranças ainda hoje contadas e comentadas pelos seus contemporâneos.
VEJA mais PIONEIROS DE CORONEL FABRICIANO
TRIBUNA POPULAR
Mas a que ficou mais gravada foi a criação, de sua autoria, da Tribuna Popular instalada e mantida até os dias atuais no plenário da nossa Câmara Municipal. Tanto é que, através da Resolução n° 180/1998, aquela famosa Tribuna passou a ser denominada “Tribuna Popular Vereador José Martins de Barros - Nonô da Loteria”. Este é o instrumento onde qualquer cidadão pode levar sua mensagem, sua sugestão, suas críticas e reclames, usando da palavra naquela Tribuna quando de reuniões do Legislativo fabricianense.
"Abro um parêntese para fazer uma homenagem pessoal. Nasci seu neto, mas me transformei também em seu filho, por quem fui criado durante a infância e adolescência. Tempo de aprendizado, de formação, de crescimento, de transformação. Que grande presente eu ganhei, logo ao começar da vida, para orientar e direcionar essa caminhada. Foram conselhos acertados de quem aprendeu muito com a sua própria vivência. Um amigo, companheiro, exemplo moral, de quem herdei princípios e a experiência para uma atuação política pautada no diálogo e no convívio com os mais simples", disse seu neto Marcos da Luz, vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano.
Clique aqui e veja a história da cidade de CORONEL FABRICIANO
José Martins de Barros “Nonô da Loteria”, veio a falecer no dia 25 de outubro de 1996 em Coronel Fabriciano.
Fonte: Marcos da Luz - Vereador em Coronel Fabriciano e neto do “Nonô da Loteria” (colaborou com o texto Marcelino Martins Barros, advogado, filho do “Nonô da Loteria”)
VÍDEO: Especial "Cidade de Coronel Fabriciano"
VÍDEO: Breve vídeo sobre a história de Coronel Fabriciano (MG), com depoimento de antigo morador.
VÍDEO: Veja o clip com fotos da cidade de Coronel Fabriciano
VÍDEO: Programa Viação Cipó - CORONEL FABRICIANO - Bloco 1
VÍDEO: Programa Viação Cipó - CORONEL FABRICIANO - Bloco 2
VÍDEO: Programa Viação Cipó - CORONEL FABRICIANO - Bloco 3
VÍDEO: Programa Viação Cipó - CORONEL FABRICIANO - Bloco 4
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br