MINHA VIDA S.A.
O universo escolar e o sonho de ser professora sempre rondaram a infância de Eliane Neves, hoje diretora Acadêmica da Unipac Timóteo. Filha de Pedro e Leila, ela e os irmãos constantemente acompanhavam a mãe nas escolas onde lecionava. E nessa fase, a brincadeira preferida com suas amigas era “escolinha”.
Logo cedo, escolheu seu futuro profissional e a matéria preferida: o inglês. Eliane se emociona ao contar porque escolheu essa disciplina. “Minha primeira professora de inglês, aos 6 anos, foi Nena de Castro, que sempre fez tudo com muito amor e dedicação. Mantemos contato até hoje e ela ainda é uma inspiração para mim. Sou uma fã convicta e sei que a Nena também se orgulha da profissional que me tornei”.
"POSTURA CORRETA É ESSENCIAL"
Aos 14 anos, Eliane já dava aulas particulares e aos 16, foi convidada para lecionar na antiga Guarda Mirim de Ipatinga. Quando chegou a época da faculdade não teve dúvidas, faria Letras. “Mal tinha entrado na universidade e já dava aulas para o Ensino Fundamental e Médio da Escola Assedipa”. Ela destaca que a postura correta em sala é essencial. “Temos que dominar muito bem a teoria, mas temos que dominar a turma também! Não deixo as aulas porque acho o máximo observar a evolução dos alunos”.
Após um período longe do Vale do Aço morando no norte de Minas Gerais e na Bahia, quando se casou e teve o filho Álvaro Neves, hoje com 15 anos, Eliane retornou para o ensino, dessa vez em faculdade. “Logo que voltei fui convidada para ser coordenadora do curso de letras em Ipatinga. Em 2007, a Unidade de Timóteo foi aberta e me propuseram o cargo de diretora acadêmica”. Além de trabalhar com educação, ela participa ativamente de projetos com cunho social como o Lions, Consep e Conselho da Mulher Empreendedora.
Mesmo sendo professora, nunca deixou de estudar. Já fez um curso na Inglaterra, especialização em língua inglesa e quando assumiu a direção da Unicapc iniciou um MBA em Gestão Educacional e agora está finalizando o Mestrado em Gestão de Ensino Superior. “Tirei os melhores aspectos das metodologias que estudei e criei o meu estilo de ensinar que inclui me colocar no lugar do aluno e pensar de que forma eu gostaria de aprender. E continuar estudando, inclusive, me ajuda nisso”.
Segundo Eliane, atualmente o mundo está carente de valores e um dos papeis principais dos professores é nortear as pessoas, “por isso, temos que recuperar o respeito e consideração em relação aos professores. Hoje, em geral, não são muito valorizados. Vale lembrar que todas as profissões partem de um professor. Então, lecionar é uma arte que deve ser sempre respeitada”.
Fonte: Aciati/CDL
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br