CORONEL FABRICIANO – Nascido em Coronel Fabriciano, dia 23 de junho de 1989, o goleiro começou no futsal, atuando pelo Clube Casa de Campo. Em um jogo contra o Acesita, após demonstrar seu potencial na meta do adversário, Daniel Martins, o Bola Cheia, o chamou para treinar no time acesitano. A partir daí, Rafael teve a oportunidade de realizar treinamentos específicos para goleiros e evoluiu bastante. Em sua primeira semana no Acesita, enfrentou o Cruzeiro e impressionou os olheiros do clube celeste.
Aos 11 anos, Rafael fez o primeiro teste na Raposa e tratou de agarrar a chance. Mas foi somente aos 13 anos, que o goleiro foi em definitivo para o time estrelado. Nesse meio tempo, continuou treinando e jogando pelo Acesita. “Quando passei no teste, vi que poderia ir em busca do meu sonho de ser jogador profissional. Recebi propostas de times do Rio e São Paulo, mas resolvi esperar e, aos 13 anos, ingressei no Cruzeiro e estou até hoje. Nesses 14 anos, tenho muito orgulho de vestir essa camisa. É o time para o qual torço, e tem me proporcionado muitas experiências”, ressalta Rafael.
Em 2008, após inúmeros títulos pelas categorias de base, o goleiro passou a integrar o grupo de titulares do Cruzeiro, na condição de reserva imediato do goleiro Fábio.
PRIORIDADE PARA 2016
Rafael admite que tem vontade de jogar no futebol europeu. Disputar a Champions League e Uefa Europa League é um sonho pessoal, mas atuar pelo Campeonato Brasileiro é a prioridade.
- Claro que tenho o sonho de um dia me transferir para a Europa, mas minha prioridade no momento é o Cruzeiro. Nosso campeonato cada vez tem se tornado um dos mais fortes do mundo, e isso nos motiva a ganhá-lo novamente - declarou.
Com o desejo de conquistar a América novamente, o Cruzeiro aposta na manutenção do elenco e algumas contratações pontuais. Segundo Rafael o clube se tornou uma família e se dedica muito em busca das vitórias nos jogos.
- Temos um elenco que se tornou uma família e tem muita qualidade. Eu que estou há muito tempo no clube, sei como é importante vencer. O time todo é muito forte, prova disso são os últimos anos, os títulos que conquistamos além de chegarmos na final da Copa do Brasil. A manutenção do elenco é fundamental importância para nossas metas em 2016. Nosso objetivo é ganhar tudo que disputarmos - disse.
Confira o papo do goleiro Rafael com o jornal DIÁRIO DO AÇO em dezembro de 2014.
DIÁRIO DO AÇO – Como você encara a chance de assumir a titularidade do Cruzeiro após a aposentadoria de Fábio?
RAFAEL - O Fábio não se aposentará nos próximos dois anos. Pelo profissional que ele é, deve permanecer por mais tempo. Estou em busca do meu espaço. O Fábio já tem o dele, ele é um ídolo do Cruzeiro. Enquanto isso, vou aproveitando as oportunidades e, quem sabe, um dia assumo essa titularidade.
DA – Qual a sensação de ser reserva do Fábio?
RAFAEL – Para mim é uma honra, o Fábio é um goleiro que tem história no clube, é um dos melhores do Brasil. Treinar e trabalhar com ele me faz crescer muito, é com pessoas boas que aprendemos mais.
DA – Você tem recebido muitas propostas para sair do Cruzeiro?
RAFAEL - Surgiram alguns boatos sobre a minha ida para outras equipes. Eu sou empregado do Cruzeiro, estou lá para fazer o melhor para o clube. O Cruzeiro é que definirá meu futuro. Tenho contrato por mais dois anos e quero cumpri-lo. Se for melhor para o clube um empréstimo, também aceitarei de bom grado. Quero o melhor para o clube, que é o time que passei quase toda minha vida. Mas até o momento não tem nada definido sobre empréstimos, não falaram nada. Estarei me apresentando lá em janeiro.
DA – Como é fazer parte de um dos melhores times do Brasil?
RAFAEL – É muito bom. Eu me sinto muito feliz e agradeço muito a Deus por integrar um grupo tão vitorioso e campeão, um dos melhores de que participei em toda minha carreira.
DA – O técnico Marcelo Oliveira tem bom relacionamento com os jogadores?
RAFAEL – Marcelo é um treinador paizão, muito amigo, e cobra nos momentos certos, e adota a linha dura quando preciso. Sem problemas de relacionamentos entre o grupo, é muito transparente, o que ajuda bastante nos momentos difíceis, passando confiança. É muito bacana o relacionamento que temos entre técnico e jogadores.
DA – E o apego a Coronel Fabriciano?
RAFAEL - É aqui que nasci, é aqui que tenho todos meus amigos, sempre que posso, venho aqui. O mínimo que devo fazer é tentar ajudar no crescimento de nossa cidade, tenho orgulho de ser fabricianense. Torço para que vários jogadores surjam aqui, que as crianças mudem de vida, e que Deus possa me abençoar, e sempre ajudar os companheiros, para que essa corrente positiva sempre cresça. É um modo de agradecer o carinho que a cidade tem por mim.
DA – E essa amizade entre você e o Daniel, o “Bola Cheia”?
RAFAEL - O Daniel é um grande amigo que tenho. Sempre me ajudou desde pequeno, abriu as portas para que eu crescesse no futebol, tem me ajudado muito nestas parcerias. Ele é uma das pessoas que mais se preocupa com os jovens da região no futebol, tenho um grande respeito, e essa amizade vai durar muito.
DA – Como é a sua relação com a torcida?
RAFAEL - Por ser cruzeirense, e estar há muito tempo no clube, tenho uma identificação muito grande com a torcida, e tento atender a todos da melhor maneira possível. Em Fabriciano, tem muitas pessoas que torcem por mim, mesmo torcedores de outros times torcem por mim, e fico feliz por esse reconhecimento. Apesar do fanatismo e rivalidade, torcem por mim.
DA – Você esteve de férias em Orlando, e agora em Fabriciano. Como são as férias do Rafael?
RAFAEL - Eu procuro gastar o tempo livre com a família e amigos, ver algumas notícias sobre futebol, mas tentar desligar um pouco da rotina, pois vivo intensamente o futebol 24h por dia. Nas férias e no tempo que sobra, procuro me desligar dessa rotina e me dedicar à família e amigos.
DA – Para finalizar, quais as expectativas para 2015?
RAFAEL - Eu ainda não pensei muito nisso, neste fim de ano ainda comemoro o ano de 2014 que foi bom para nós. Se surgir oportunidades vou ficar muito feliz em poder ajudar o Cruzeiro, pois sempre tento me dedicar ao máximo. Mas o torcedor pode esperar que vamos brigar por todos os títulos em 2015, pois formamos um grupo muito forte. Gostaria de agradecer também o apoio da torcida, e contar com ela no próximo ano.
Veja mais "PERSONAGENS DO ESPORTE DE IPATINGA"
Veja mais "PERSONAGENS DO ESPORTE DE CORONEL FABRICIANO"
Veja mais "PERSONAGENS DO ESPORTE DE TIMÓTEO"
Fonte: Diário do Aço (Repórter Igoor Reis) e UOL
VÍDEO: Substituir o goleiro Fábio à altura será o desafio do jovem Rafael do Cruzeiro
VÍDEO: Rafael goleiro Cruzeiro arquivopessoal 2011
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br