IPATINGA - Nosso convidado deste programa é mais um daqueles meninos de origem humilde que sonhava e conseguiu ser um jogador de futebol profissional, que levou o nome de Ipatinga ao quatro cantos do Brasil e a outros países do mundo. E olhem que literalmente correu atrás do sonho. Até seu último clube, o Ipatinga Futebol Clube na sofrida segunda divisão mineira - o tal Módulo B - em 2015, envergou mais de 20 camisas, um autêntico cigano da bola.
Estamos falando do volante Leo Mineiro, o menino esperto criado na grota do bairro Esperança, que foi mais um a sair da antiga Aciaria e rodar o mundo. Leonardo Santos Gonçalves é seu nome, nascido em Ipatinga em 3 de fevereiro de 1980, filho de José Félix Gonçalves e de dona Margarida Gonçalves. Leo tem mais quatro irmãos homens: José Carlos, Geraldo, Reginaldo e Evandro. É casado com Neiciara, com quem tem também dois filhos homens: Leonardo e Lucas.
Veja mais: PERSONAGENS DO ESPORTE DE IPATINGA
EDUCAÇÃO
Fez o curso médio e em seguida concluiu, em nível superior, Gestão e Comércio. Do futebol profissional, muitas lembranças e histórias. Agora já é um ex-jogador. Continuará no amadorismo e nos demais torneios entre amigos pelo Vale do Aço afora.
Veja mais: PERSONAGENS DO ESPORTE DE CORONEL FABRICIANO
CARREIRA
Leo Mineiro começou mesmo na Escolinha do José Leandro, lá no bairro onde nasceu, o Esperança. De lá, para a Aciaria, numa geração de ouro, que revelou muitos talentos para o futebol profissional, isto, é bom lembrar, depois de uma breve passagem pela Usipa com o professor Jarbas, que à época trocou o tricolor do Horto pelo grande rival do Cariru. Da Aciaria foi para o Vitória da Bahia, onde, entre idas e vindas desde a base até o profissional, ficou por 10 anos. Esteve no futebol suiço, no Berizona e no Lugano, no Santo André-SP, no Figueirense, no Criciúma, no Sport Recife, no Avaí, no futebol grego, no CRB de Alagoas, no Guaratinguetá-SP, no Ipatinga, no Caxias-RS, no Ideal, no Itumbiara-GO, no Guarani de Campinas, no Nacional de Nova Serrana, São Caetano-SP, Rio Verde-GO, Aparecidense-GO, Bragantino, Trio FC e por fim no Social e novamente Ipatinga. Ufa! Quantas andanças, quantas viagens! Quanta convivência! E certamente quantas histórias vivenciadas, umas boas outras ruins. E é por isso que ele está no nosso Histórias da Bola para contar as peripécias de um autêntico cigano da bola.
Fonte: Programa "Histórias da Bola" - TV Cultura do Vale do Aço
VÍDEO: Programa "Histórias da Bola" - TV Cultura do Vale do Aço - Jornalista Waldecy de Castro entrevista Leonardo Santos Gonçalves "Leo Mineiro".
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br