TIMÓTEO (MG) - José Antônio de Araújo, mais conhecido por "Seu Didico" nasceu em Marliéria, 9 de fevereiro de 1919 e foi um político filiado ao Partido Social Democrático (PSD). Ele foi o primeiro prefeito de Timóteo, sendo eleito por voto direto em 30 de junho de 1963, assumindo o cargo oficialmente no dia da emancipação política da cidade, em 29 de abril de 1964.
O primeiro prefeito de Timóteo, José Antônio de Araújo, foi empossado em 30 de junho de 1963, antes mesmo da criação oficial do município. Somente em 3 de novembro de 1965 é que foi definida a primeira composição da câmara municipal: Geraldo Gonçalves Leal, Welington Martins Ferreira, José dos Santos, Wilson Teixeira Faria, Manoel de Assis Bowen, José Ubaldino Fernandes, Hamilton Antônio Araújo, Maurício Ferreira, Aristides José de Magalhães, Alverino Gomes Ferreira e José de Assis Araújo). Desde então doze pessoas assumiram o cargo em 14 mandatos, além de José Antônio.
Clique aqui e veja: "PIONEIROS DO VALE DO AÇO"
ORGANIZAÇÃO DA PREFEITURA
Coube a ‘Didico’ a difícil tarefa de organizar a estrutura física e administrativa da Prefeitura. “Na época, cada uma das lideranças da cidade, fazendeiros e comerciantes, desembolsou dinheiro do próprio bolso para montar o gabinete da Prefeitura. Ninguém entendia de nada”, confessou o ex-prefeito aos risos, em sua última entrevista em vida, salientando que foi o advogado Ézio de Assis Bowen - o primeiro jovem formado no município - a pessoa que orientou e deu um caráter legal aos primeiros atos administrativos. A Prefeitura foi instalada em um galpão alugado de uma antiga fábrica de sabão, situada na atual Praça 29 de Abril. “Até a igreja, que estava em obras, emprestou ladrilho para montar o piso da Prefeitura”, contou o ex-prefeito.
Clique aqui e veja a biografia do "Coronel" FABRICIANO FELISBERTO DE BRITTO
CANDIDATO ÚNICO
A primeira eleição de Timóteo contou com uma única candidatura. “Ninguém tinha coragem para se candidatar. Eu era comerciante, tinha apenas a 4ª série primária e não me considerava apto para o cargo, mas as lideranças que participaram do processo de emancipação me indicaram e se comprometeram em me apoiar”, relembrou o ex-prefeito.
Ainda em sua última entrevista, ‘seu’ Didico fez questão de ressaltar que antes não havia interesse pessoal em se ocupar cargos políticos. As lideranças trabalhavam pela coletividade em prol do município. Entre as realizações de ‘seu’ Didico estão a construção da Praça 29 de Abril, no centro de Timóteo, implantação do ginásio São Sebastião, instalação do sistema de telefonia e pavimentação da Avenida Acesita, ligando a Sede ao Centro Comercial de Acesita.
Clique aqui e veja a história da cidade de TIMÓTEO
ADEUS AO PIONEIRO
Seu "Didico" veio a falecer no dia 6 de maio de 2010, aos 91 anos de idade. Ele já estava acamado, com a saúde debilidade desde 2002, quando ficou tetraplégico em função de uma queda. Após sofrer uma parada cardíaca foi levado ao Hospital Vital Brazil, mas não resistiu a uma infecção generalizada. O seu velório aconteceu na Câmara Municipal de Timóteo, por onde passaram líderes políticos e amigos da família.
Em uma de suas últimas entrevistas, Didico disse que a “A história de Timóteo é tão grande que daria um livro assim”, comentou o ex-prefeito, detalhando com as mãos a extensa dimensão de uma eventual publicação com os relatos da formação do município até os dias atuais. Seu Didico frisou, na entrevista, que Timóteo é a cidade mais importante de sua vida. Seu Didico foi um dos principais personagens no processo de emancipação política-administrativa - consolidado no dia 29 de abril de 1964 com a transformação do distrito de Coronel Fabriciano em município de Timóteo - e o primeiro prefeito eleito pelo voto popular em 1965.
Clique aqui e veja PIONEIROS DE TIMÓTEO
ALGUNS DOS FEITOS DE DIDICO
- Implantação da Escola São Sebastião;
- Implantação do sistema de telefonia;
- Pavimentação asfáltica, ligando a sede do município ao centro comercial;
- Liderou o mutirão da construção da Igreja Católica “São Sebastião”.
- Em 1973 colaborou com a implantação da Fundação de Ação Social de Timóteo – FAST (gestão do prefeito Jésus Martins).
- Em 1977 foi membro fundador do Lions Clube de Timóteo.
- Nos anos 50, quando Timóteo era distrito de Coronel Fabriciano, Didico era o homem de confiança do Banco, para guardar o dinheiro dos moradores que desejassem depositar na agência. A coleta era feita por um funcionário do banco que ia à cidade uma vez no mês. Na época, era preciso atravessar o rio, pois não havia pontes entre os municípios.
Clique aqui e veja: "Origem de Timóteo remonta ao século XVII"
TIMÓTEO
Timóteo é um município brasileiro localizado no interior do estado de Minas Gerais. Pertencente à mesorregião do Vale do Rio Doce e microrregião de Ipatinga, localiza-se a nordeste da capital do estado, distando-se desta cerca de 216 quilômetros. Ocupa uma área de 145,159 km², sendo que 19,62 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada em 81 119 habitantes pelo IBGE no ano de 2009,3 classificando-se assim como o quadragésimo município mais populoso do estado de Minas Gerais e o terceiro de sua microrregião. A cidade é banhada pelo rio Piracicaba e está localizada próximo ao encontro desse rio com o Doce.
A cidade de Timóteo foi emancipada de Coronel Fabriciano na década de 1960. A versão mais conhecida de sua etimologia é que o nome seja uma homenagem ao tropeiro Manoel Timóteo, um conhecido comerciante da região. O desenvolvimento urbano do município deve-se às grandes empresas da região, como a Usiminas, e principalmente à Aperam South America (antiga Acesita e ArcelorMittal), localizada no próprio município. Até 29 de abril de 1964 estas duas ficavam em território da cidade vizinha, Coronel Fabriciano, mas com as emancipações políticas de Timóteo e Ipatinga, o município deixou de sediá-las. Atualmente é formado pela cidade de Timóteo e pelo distrito de Cachoeira do Vale, na região Oeste. Timóteo faz parte da Região Metropolitana do Vale do Aço, que ultrapassa os 449 340 habitantes. Além das quatro principais cidades (Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo), há outras 22 no colar metropolitano. Atualmente conta com uma taxa de urbanização da ordem de 99,76%, seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,831, considerando-se assim como elevado em relação ao estado de Minas Gerais.
Em Timóteo está localizado o Parque Estadual do Rio Doce, a maior reserva nativa de mata atlântica do estado de Minas Gerais e uma das maiores do Sudeste. Atualmente possui 36 970 hectares e foi criado pela Lei n.º 1119 de 14 de julho de 1944. Dentro do PERD, como também é conhecido, está grande parte da biodiversidade não só do município, mas de todo o leste mineiro. Outros importantes atrativos naturais são o projeto Oikós e o Pico do Ana Moura, o ponto mais alto da cidade.
Na cidade estão situados ainda importantes monumentos e construções, como a Igreja de São José, a Fundação ArcelorMittal Timóteo e a Igreja Matriz São José.
VÍDEO: “Acesita anos 50 e 60” - Imagens resgatadas através de vídeo pertecente ao acervo de Nonato Jácome
TIMÓTEO 51 ANOS - Berço da cultura
Posted by Eu Amo Timóteo on Terça, 14 de abril de 2015
TIMÓTEO 51 ANOS <3 Timóteo e Acesita anos 50 e 60
Posted by Eu Amo Timóteo on Segunda, 13 de abril de 2015
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br